quinta-feira, 31 de março de 2011

Pergunta no site Técnicos de Segurança do Brasil


QUAL A MAIOR DIFICULDADE QUE ENCARA UM PROFISSIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO?
Resposta por Valdolírio Santos Soares
                           Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho

Valorização Profissional!  Somos imprescindíveis ou figuras de retórica, necessárias apenas para cumprimento da legislação?
Quando um televisor quebra, o técnico é necessário e imprescindível. Quando o acidente ocorre, o que acontece? Para a escalação de um time de futebol profissional é imprescindível um técnico. Para elaboração de um leiaute, instalação de máquinas,

quarta-feira, 30 de março de 2011

Operário morre em construção no Centro de Campina Grande/PB


Um operário morreu e outro se feriu ao caírem da laje de um prédio em construção no Centro de Campina Grande. O acidente ocorreu por volta das 11h desta terça-feira (29).
De acordo com as primeiras informações fornecidas por testemunhas, os dois homens estavam trabalhando quando a laje caiu, a cerca de quatro metros de altura.
O Samu foi chamado para prestar socorro aos dois operários. Um dos homens, identificado até o momento apenas como Nilton, bateu a cabeça numa estrutura de ferro no chão e morreu na hora.
O outro trabalhador, Ivanildo da Silva Bezerra, foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Campina Grande. Ele chegou consciente e passa por exames.
Assista o VIDEO AQUI
Fonte: Karoline Zilah
Com informações da TV Paraíba

Campina Grande não é só a capital do forró agora é também do acidente.

 
Todos conhecem a rainha da Borborema como a capital do Forró pois é agora ela possui o novo tema: O de acidentes fatais causados por falta de procedimentos seguros para trabalho em altura na construção civil.
Não faz trinta dias que um operário da construção civil morreu em condições iguais e pela as mesmas causas. Mais um ser humano tem sua vida ceifada no

Ilusão da Unanimidade


30/03/2011
Por Fernando Leal
É provável que o termo acima seja desconhecido para algumas pessoas. Mas é quase certo que muitos, mesmo desconhecendo, já tenham vivido esse fenômeno. Senão vejamos: Já aconteceu de você estar em uma aula ou reunião    e o apresentador  questionar o conhecimento do grupo  com perguntas tipo, “alguém tem alguma dúvida?”.   Isso é o bastante para que as pessoas não manifestem a sua ignorância, passando para quem fez a pergunta, a impressão de que todos dominam  aquele assunto. Na primeira oportunidade de um bate-papo a dois, com quem estava por lá, a dúvida vem  à tona, com a revelação de  ambos de   desconhecimento  do assunto. Ao inquirir uma terceira pessoa, verão que ela também desconhecia o tema. Resultado: o que se imaginava ser do conhecimento de todos, de repente passa a ser do domínio de  poucos,  ou de quase nenhum.. Essas pessoas acabam de contribuir para provocar no interlocutor a tal “ilusão da unanimidade”. Aparentemente todos concordavam  que tinham conhecimento do tema. Essa era a ilusão.
E por que será que isso acontece? Esse é um fenômeno próprio do público adulto, e

Empresário morre durante fiscalização em usina de cana


Vítima caiu de uma altura de oito metros.
Um empresário de 43 anos morreu nesta terça-feira após cair de uma altura de oito metros, quando fiscalizava um serviço de manutenção em um destilador, na usina Santa Elisa, em Sertãozinho - SP. Segundo um sobrinho dele disse à polícia, a vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente.

Silvio Cláudio Grazina, que prestava serviços terceirizados à usina, chegou a ser socorrido, mas faleceu cinco horas depois, na Santa Casa da cidade.

A Polícia Civil abrirá inquérito para apurar o caso. O sobrinho da vítima, Frank José Grazina, 25, disse ainda à polícia que Grazina pisou em um alçapão, que se abriu no quarto piso de uma estrutura de metal, em volta do destilador. "Ele trabalha há 25 anos com isso e sempre fiscalizou os serviços", disse o sobrinho.

Dois representantes da usina estiveram no Plantão Policial de Sertãozinho e disseram que a empresa se pronunciaria sobre o caso somente nesta quarta-feira. O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Cristino da Silva, foi procurado na noite desta terça, mas não foi encontrado.
29/03/2011
Fonte:  Jornal A Cidade

Asbesto

da palavra grega ἀσβεστος, "indestrutível", "imortal", "inextinguível"), também conhecido como amianto, e utilizados em vários produtos comerciais.

O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

O que é o amianto ou asbesto?
É um mineral usado como matéria-prima na maioria das indústrias e em mais de 70% das residências brasileiras.

É um material descoberto pelo homem neste século?

Não. Ele é conhecido desde os homens primitivos, que faziam cerâmicas reforçadas para irem ao fogo, por estar na natureza na maior parte do planeta e existir em abundância. Relatos de quatrocentos anos antes de Cristo demonstram que o amianto era usado para fabricar mortalhas e provocava doenças entre os escravos.

Por que ele é usado?

Por que ele tem muitas utilidades: não pega fogo, não se destrói, é tão resistente quanto o aço e, mesmo sendo uma rocha, suas fibras podem ser trabalhadas, transformando-se em tecidos usados para roupas que suportam altas temperaturas.

Mas se este material é tão bom assim por que se diz que é um inimigo do homem?

Porque ele é cancerígeno e provoca várias doenças nos seres humanos.

E não há formas de evitar as doenças?
Não. Porque ele não pode ser destruído por nenhum agente (calor, microrganismos e bactérias, ácidos etc.) quando ele entra no corpo humano pela respiração ou ingestão (na água, contaminando alimentos etc.). Ele não consegue ser eliminado pelos nossos anticorpos. Fica lá dentro, principalmente, em órgãos como pulmão e em tecidos (pele) como pleura e peritônio, que revestem, respectivamente, pulmão e o abdômen.

Quais são as doenças provocadas pelo amianto?
• Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride mesmo que nunca mais se exponha à poeira de amianto. O tratamento empregado é para diminuir os sintomas da falta de ar. Em geral leva de 15 a 25 anos para se manifestar, mas pode ocorrer antes, caso se tenha tido uma exposição a grandes quantidades de poeira.

• Câncer de pulmão
• Mesotelioma de pleura (tecido que reveste pulmão) e peritônio(tecido que reveste a cavidade abdominal) - tumor maligno que mata em até dois anos após confirmado o diagnóstico. O mesotelioma é uma doença que pode se apresentar até 35 anos após a contaminação.
(placas, derrames, espessamentos, distúrbios
• Doenças pleurais ventilatórios) - Embora os médicos digam que sejam "benignas", elas trazem uma série de incômodos como falta de ar, cansaço.

Só os trabalhadores que manipulam o amianto adquirem estas doenças?
Não. É por isso que o amianto é muito perigoso porque ele atinge as
esposas que lavam as roupas dos trabalhadores, filhos que são
abraçados pelos pais com as roupas de trabalho contaminadas, os que
moram vizinhos a estas fábricas e o consumidor que adquire produtos à
base deste material ou que se expõe à poeira liberada por este material.

Não há como evitar esta contaminação?
Não. Já que estas fibras são indestrutíveis pelos mecanismos de defesa
do organismo. A única forma de prevenir o aparecimento das doenças é
não ter nenhum contato com o amianto.

fonte: http://www.abrea.com.br/
Vinícius C. Bezerra
Tecnólogo em Segurança do Trabalho


terça-feira, 29 de março de 2011

A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?

Série Vivendo e Aprendendo

A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?  
 Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do hospital?
 Com tranqüilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!
- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...
- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta....
 - Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...
- Veja bem as coisas como são...- disse o médico -... as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo "boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...

Moral da História: UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.


Sucesso!

Valdolrio Junior
Palestrante e Educador
Blog Sobre Pessoas & Negocios



Educação tijolo a tijolo


Há 20 anos, o projeto Escola Zé Peão alfabetiza trabalhadores da construção civil em João Pessoa.

Com certa dificuldade, a ponta do lápis desenha as primeiras letras no caderno apoiado no canto da mesa. Aos poucos, o projeto Escola Zé Peão reescreve o futuro dos trabalhadores da construção civil em João Pessoa. Somam-se mais de oito mil alunos que adquiriram os instrumentos da escrita e da leitura. Este ano, são 14 salas de aula, 14 professores e cerca de 240 alunos. Uma oportunidade para eles, uma lição de cidadania para todos.

O Zé Peão é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa (Sintricom/JP) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciado em 1991, configura-se como uma estratégia de alfabetização do trabalhador. Desde 2003, o projeto faz parte do programa do Governo Federal “Brasil Alfabetizado” através da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

De março a novembro, os trabalhadores da construção recebem aulas das 19h às 21h no próprio canteiro de obras, em salas construídas pelas construtoras cadastradas no projeto. “As aulas são de segunda a quinta-feira, pois vários operários voltam para o interior nas sextas”, explica Zezinha Moura, coordenadora pedagógica do Zé Peão. Há regularidade das aulas desde o início do programa que, neste ano, começou no último dia 15.

As empresas cadastradas se responsabilizam pelo ambiente de sala de aula, devidamente iluminado e mobiliado. Em contrapartida, o Sintricom oferece a estrutura de material escolar, quadros e professores. Os docentes são alunos de licenciatura da UFPB, na maioria dos casos, graduandos em Pedagogia. “Após se candidatarem ao Edital, eles passam por um curso preparatório de 45 horas e os que têm mais compromisso, são selecionados”, comenta.

Para Marilene Dácio, professora cadastrada no programa, o retorno vai além do aprendizado. “Como futura docente, me sinto privilegiada em contribuir para que essas pessoas possam exercer a cidadania com plenitude”, assegura.

Aprendizado para a vida.

Em janeiro, uma avaliação diagnóstica selecionou os operários que se candidataram para participarem do Zé Peão. As matrículas limitam, no máximo, 20 e, no mínimo, 15 alunos por turma. Em todas as sedes, há uma sala de aula dividida entre trabalhadores da obra-sede e da região. Segundo Zezinha Moura, a matrícula fica aberta o ano inteiro, havendo vagas, os alunos poderão começar a aprender na hora que desejarem. “Hoje, o mercado quer um operário com escolaridade. A educação deles representa também o surgimento de uma preocupação com a escolaridade dos filhos”, afirma.

Questões de auto-estima, saúde, segurança no trabalho e respeito às diferenças também são assuntos discutidos em sala de aula. O operário José Cândido está em seus primeiros dias no curso. Ele jamais estudou e assegura que esta é uma oportunidade para crescer, inclusive, no mercado de trabalho. “Tentar ler e não conseguir é muito difícil. Estou tentando aprender agora, por que é importante para meu trabalho, mas também para tudo na vida”, diz.

De acordo com o estagiário de Engenharia de uma obra-sede, Felipe Cordeiro, para os cursos profissionalizantes de pedreiro e carpinteiro, por exemplo, o domínio da leitura é essencial. “Eles precisam saber ler os projetos, do contrário, não podem fazer os cursos e ascender na profissão”, finaliza.

Sintricom
Tel.: (83) 3513-9283
Maria Livia Cunha
marialiviacunha.pb@dabr.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

Manuseio de Produtos Químicos, Prevenção de acidentes e doenças no Lar


Grande número de produtos químico são utilizados no lar, tornando-se necessário o conhecimento dos efeitos dos mesmos para que se evitem danos à saúde:
a) FATORES QUE AUXILIAM O SURGIMENTO DE DOENÇAS:
·         Tempo de exposição: quanto maior a exposição de uma pessoa aos produtos químicos, maiores as possibilidades deste produto causar danos à saúde.
·         Concentração do agente: quanto maiores as concentrações dos agentes, maiores são as chances de alterarem a saúde.
·         Toxicidade: algumas substâncias são mais tóxicas que outras, se comparadas a uma mesma concentração.
·         Forma com que o contaminante se apresenta: gás, líquido, vapor, etc. Isto tem relação com a forma de entrada deste tóxico no organismo.
·         Susceptibilidade individual: algumas pessoas são mais sensíveis que outras a determinados agentes químicos.

b) VIAS DE ABSORÇÃO DE MATERIAIS:
·         Por inalação: quando se está em ambiente contaminado,pode-se absorver a substância nociva pela respiração.
·         Pela pele: certas substâncias podem entrar no organismo pela pele, mesmo que o contato seja breve, mesmo sem ferimentos.
·         Por ingestão: esta via de penetração ocorre ou por refeições em locais contaminados ou por não ser realizada higiene das mãos antes das refeições.

c) EFEITOS NO ORGANISMO:
·         IRRITAÇÃOdos olhos, nariz, garganta, pulmões ou pele, geralmente causada por produtos na forma de gás ou vapor, como vapores de ácidos, amoníaco, solventes (thinner), cimento, poeiras, etc.
·         ASFIXIAque ocorre por deficiência de oxigênio no organismo. São exemplos de asfixiantes o monóxido de carbono(onde tem fumaça ele está), dióxido de carbono, acetileno, metano, etc.
·         ANESTESIAque é provocada por certos gases ou vapores que, após inalados, causam sonolência ou tonturas. Exemplos: éter etílico, acetona, tricloroetileno, clorofórmio, etc.
·         INTOXICAÇÕESque podem ser agudas ou crônicas. O benzeno, por exemplo, pode causar aplasia de medula e leucemia. O tricloroetileno lesões no fígado e rins.

d) PREVENÇÃO:
·         Seguir sempre a orientação adequada no manuseio destes produtos.

·         Inseticidas devem ser mantidos em locais próprios, longe de alimentos, fora do alcance de crianças e identificados com rótulos visíveis.

·         Evitar usar inseticida sob a forma de vapor, aerosol ou fumaça em ambientes fechados com a presença de pessoas. Aerosóis usados perto do fogo podem explodir.

·         Usar raticidas somente em locais isolados, distante de animais domésticos e pessoas. Somente liberar o acesso ao local após limpeza do ambiente.

·         Fumaça e gases provenientes da queima de borracha, plástico, cloro, solventes, detergentes, papel, etc. contém substâncias tóxicas. Eliminar a fonte da fumaça e ventile o ambiente.

·         Não guardar produtos como soda cáustica, querosene, detergentes, álcool, água sanitária, thinner, amoníaco e desinfetantes em geral embaixo da pia, tanque ou na parte baixa de armários, pois são locais de fácil acesso para crianças.

·         Não reutilizar embalagens de produtos de limpeza.

·         O uso de qualquer medicamento deve ser feito com orientação médica. Guardar fora do alcance de crianças. Os psicotrópicos (tranquilizantes, hipnóticos, etc.) devem ser trancados.

·         Não ligar o automóvel em garagem fechada.

·         Manter plantas tóxicas em locais inacessíveis a crianças.

·         Não manter produtos tóxicos em garrafas de refrigerantes ou embalagem de guloseimas.

·         Não comprar enlatados cujas embalagens estejam velhas, estufadas ou enferrujadas.

Leia mais

quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudo em MT acha agrotóxico em leite humano


Pesquisa em cidade de 45 mil habitantes do MT detecta presença da substância em amostras coletadas de 62 mulheres
Em algumas, havia até seis tipos do produto; toxicologista diz que contaminação põe em risco saúde de crianças.
O leite materno de mulheres de Lucas do Rio Verde, cidade de 45 mil habitantes na região central de Mato Grosso, está contaminado por agrotóxicos, revela uma pesquisa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, 3 delas da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010. O município é um dos principais produtores de grãos do MT.
A presença de agrotóxicos foi detectada em todas. Em algumas delas havia até seis tipos diferentes do produto.
Essas substâncias podem pôr em risco a saúde das crianças, diz o toxicologista Félix Reyes, da Unicamp. "Bebês em período de lactação são mais suscetíveis, pois sua defesa não está completamente desenvolvida."
Ele ressalta, porém, que os efeitos dependem dos níveis ingeridos. A ingestão diária de leite não foi avaliada, então não é possível saber se a quantidade encontrada está acima do permitido por lei.
"A avaliação deve ser feita caso a caso, mas crianças não podem ser expostas a substâncias estranhas ao organismo", diz Reyes.
A bióloga Danielly Palma, autora da pesquisa, afirma que a contaminação ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, mas também por inalação e contato com a pele.
Entre os produtos encontrados há substâncias proibidas há mais de 20 anos.
O DDE, derivado do agrotóxico (DDT) proibido em 1998 por causar infertilidade masculina e abortos espontâneos, foi o mais encontrado.
Das mães que participaram da pesquisa, 19% já sofreram abortos espontâneos em gestações anteriores.
Também relataram má-formação fetal e câncer, mas não é possível afirmar se os casos são consequência da ingestão de agrotóxicos.
Mais de 5 milhões de litros de agrotóxicos foram utilizados no município em 2009, segundo a pesquisa.
Fonte:

Oportunidades de emprego – Diversas áreas

Oi Amigos do Blog

Recebi um arquivo com diversas oportunidades de emprego em Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais entre outros.

São muitas areas como Segurança do Trabalho, RH, Planejamento, Qualidade e Engenharia, em nivel técnico e superior. Tem  37 cargos só para a Toshiba

Se lhe interessar Clique Aqui e baixe um arquivo texto com a descrição dos cargos e emails de contato das empresas e seus representantes.

Visitem meu blog, materiais especiais sobre RH e Negócios (www.valdoliriojunior.blogspot.com)

Abraços a todos,


Valdolirio Junior
Educador e Palestrante
Blog Sobre Pessoas & Negócios
www.valdoliriojunior.blogspot.com

terça-feira, 22 de março de 2011

Biossegurança no trabalho


Segundo (Teixeira & Valle) "a Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados".

A ORIGEM DO CONCEITO – A lógica da construção do conceito de Biossegurança teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. Esta reunião, segundo Goldim (1997), “é um marco na história da ética aplicada a pesquisa, pois foi a primeira vez que se discutiu os aspectos de proteção aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas onde se realiza o projeto de pesquisa”. A partir daí o termo Biossegurança, vem, ao longo dos anos, sofrendo alterações.

A Biossegurança é um conjunto de medidas e procedimentos que visam eliminar os riscos da biodiversidade, tais como os biológicos (vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos) muitas vezes encontrados em hospitais, laboratórios, limpeza pública, etc. Riscos físicos (ruídos, temperaturas em excesso, pressão anormal, radiações, vibrações e umidade) encontrado em fábricas de mármore e granito, manipuladores de máquina de raios-X, etc., e os riscos químicos (manipulação de produtos químicos) encontrados fábricas que produzem produtos de limpeza, entre outros.

A segurança do trabalho estabelece meios de prevenção de acidentes e consequentemente mortes e doenças ao trabalhador no ambiente laboral. Esses meios de prevenção são constituídos através de normas e parâmetros, nas quais as empresas são abrigadas às implementarem, assim como a Biossegurança também.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Transporte irregular



Após o acidente, o jovem foi socorrido para o Hospital Regional da cidade de Cajazeiras, mas não resistiu e foi a óbito na manhã desta sexta-feira.
Um acidente com vítima fatal foi registrado nesta sexta-feira (18) na PB 391, que liga a cidade de Triunfo ao município de Santa Helena.

O jovem Jocélio do Nascimento Dias viaja em cima de um caminhão caçamba, quando se deslocava para trabalhar em uma obra na cidade de Triunfo e veio a cair do veículo, sofrendo um forte impacto com o solo.

Jocélio foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Regional de Cajazeiras, mas não resistiu e foi a óbito.

O motorista da caçamba fugiu do local e o veículo ainda não foi identificado pela polícia.



José Ribamar,
AFT – SRTE/PB
Obrigada pelos serviços de informação que vem prestando aos grupos. A imprensa divulga e você já está de prontidão para nos encaminhar as notícias.

Este acidente me faz lembrar as queixas que os empregadores rurais tinham das nossas intervenções, com fiscalizações no campo, especialmente neste item, quando se via tantas irregularidades também na área urbana, no transporte de trabalhadores. E, diga-se de passagem, na construção civil e atividades vinculadas a este ramo.

Quantos acidentes também no trajeto destes trabalhadores.

Tivemos um acidente, o ano passado, numa empresa de construção de redes elétricas, prestadora de serviços da ENERISA, em Pedras de Fogo-Pb, com duas vítimas fatais e mais tantos feridos.

Certamente, a área prevencionista deve estar atenta para os riscos no transporte irregular dos trabalhadores, pois acidentes dessa natureza são muito graves e/ou fatais.
Se prestarmos mais atenção, há muito o que fazer. Vamos em frente!

Sds. e boa semana a todos.

Ana Mércia – AFT - SRTE/PB

Fonte: 

Mineração X Saúde do trabalhador


Boa Noite ao Grupo !
Neste momento estou teclando de Taperoá, vindo de Juazeirinho, Junco do Seridó e Assunção, cidades do Estado da Paraíba, local onde existe a extração do caulim e confesso que estou chocado com alguns dados levantados, com relação a saúde ocupacional destes trabalhadores.
Em Assunção tem em media de 500 a 600 trabalhadores informais e  Junco por volta de 800 pessoas, mas o problema não está ai e sim na quantidade de óbitos por pneumoconiose, silicose, tuberculose e câncer com estes trabalhadores, mas em nenhum deles relacionados ao trabalho, pois segundo um funcionário da secretaria de saúde de um dos municípios visitados, se a causa estiver relacionado ao garimpo, a família vai ter dificuldade para receber a pensão, então é colocado como morte natural e como agricultor, só que a média de idade está entre 35 e 50 anos, só de uma família já morreram 10 pessoas, pelos fatos citados.
Mas vamos em frente, temos muito a saber ainda, é o nosso trabalho de conclusão do curso de engenharia de segurança do trabalho.
Grato
José Arivalter

Recemos a seguinte mensagem:

Jose Arivalter deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mineração X Saúde do trabalhador":

Bom dia Laercio !

Mas para vc saber acabei de mandar uma mensagem para a Rede Record sugerindo uma matéria sobre o assunto com os trabalhadores da região, até porque as mortes são muitas e as condições de trabalho são precárias.

Conversei com médicos da região, trabalhadores, hospitais, empresários, empresas, secretaria de saúde e etc. Estou tentando junto a OIT fazer também uma denuncia, já que o Brasil esta fazendo um acordo com os EUA para o trabalho decente, então vamos fazer valer este direito.

Grato amigo

sexta-feira, 18 de março de 2011

ESPAÇO CONFINADO


OBJETIVO GERAL
Estabelecer normas de segurança a fim de minimizar e, se possível, eliminar riscos, prevenindo acidentes de trabalho em áreas confinadas, preservando assim a saúde do trabalhador.
O QUE É ESPAÇO CONFINADO?
De acordo com a NR-33, espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
O TRABALHADOR DEVE RECEBER TREINAMENTO
É dever do empregador implantar programas de capacitação para os trabalhadores envolvidos direto ou indiretamente com os espaços confinados. além disso, os trabalhadores devem ser submetidos a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar.
IMPORTANTE
Só será permitida a entrada do trabalhador no espaço confinado se o mesmo tiver a Permissão para Entrada e Trabalho ( PET), emitida pelo Supervisor de Entrada. Esta permissão só será válida para cada entrada. Deve existir sinalização (placa de advertência) com informação clara e permanente proibindo a entrada de pessoas não autorizadas no interior do ESPAÇO CONFINADO.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR
* Identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento;
* Garantir ambiente com condições adequadas de trabalho;
* Garantir capacitação continuada aos trabalhadores;
* Designar responsável técnico para o cumprimento desta norma;
* Garantir que o acesso ao espaço confinado só ocorra após a emissão da PET;
* Vedar todo e qualquer tipo de acesso e permanência de trabalhador no espaço confinado quando houver suspeita de condição de risco grave e eminente;
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO TRABALHADOR
* Colaborar para o cumprimento das normas de segurança;
* Utilizar corretamente os EPI´s fornecidos pela Empresa, conforme NR-6;
* Quando houver situações de risco, comunicar ao Vigia ou Supervisor de Entrada;
* Cumprir procedimentos recebidos nos treinamentos em relação aos espaços confinados;
CABE AO SUPERVISOR DE ENTRADA
1. Emitir a PET;
2. Executar testes, conferir os equipamentos e demais procedimentos;
3. Assegurar que os serviços de emergência e salvamento estejam disponíveis;
4. Encerrar a pet ao término do trabalho;
5. Pode desempenhar a função de vigia.
CABE AO VIGIA
1. Manter a contagem precisa do número de trabalhadores no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade;
2. Permanecer no lado de fora junto a entrada do espaço confinado monitorando os trabalhadores;
3. Adotar procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento quando for necessário;
MEDIDAS TÉCNICAS DE PREVENÇÃO
a) Identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;
b) Conhecer os riscos nos espaços confinados e implementar medidas de eliminação ou controle sobre o mesmo;
c) Verificar se o interior do espaço confinado é seguro;
d) Monitorar continuadamente a atmosfera nas áreas onde os trabalhadores estiverem;
e) Testar os equipamentos utilizados e verificar se são adequados aos riscos dos espaços confinados;
Por: Daniel Ferri
Reg. M.T.E. 24.842/SP
Fotos do curso Bombeiro Civil  CEFABOM / UNEPI
Veja galeria de fotos
http://www.cefabom.com.br/
http://www.unepi.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...