terça-feira, 27 de abril de 2010

Droga no ambiente de trabalho



O consumo de drogas representa um grave problema de saúde pública, com consequências sociais e econômicas. A dependência química é responsável por grande parte das internações psiquiátricas no Brasil. O uso de drogas no ambiente de trabalho aumenta os fatores de risco para a saúde, e segurança dos funcionários, e traz implicações de acidentes profissionais com custos materiais e humanos além de absenteísmo.
A implantação de programas de prevenção e controle do uso de drogas no ambiente de trabalho, tem com o objetivo garantir o bem estar dos funcionários. A política das empresas "Ambiente de Trabalho Livre de Drogas" promove um ambiente saudável, seguro, produtivo e comprometido com a qualidade de vida dos funcionários. Os programas incluem educação, orientação e fiscalização tanto em relação ao uso do fumo e álcool, como outras drogas mais pesadas. A realização de análises toxicológicas com testes aleatórios (por sorteio) e no pré-admissional, tem causado uma redução significativa de acidentes de trabalho, acidentes pessoais, perdas patrimoniais e absenteísmo.

A empresa pode iniciar a implantação do programa, em primeiro lugar, para o procedimento emplacar, é preciso convencer a alta direção da empresa. Nas grandes empresas, o comitê amplo deve contar com a participação do departamento de recursos humanos, dos psicólogos, dos médicos, das entidades de classes. Na pequena empresa três pessoas já podem formar o comitê. Depois disso, é necessário iniciar uma grande divulgação mostrando que o programa é de promoção de saúde e não de demissão compulsória. É para ajudar e não para punir. O teste toxicológico não deve ser colocado num primeiro momento porque vai mexer com muitos mitos e preconceitos que cercam a questão. Ele é uma ferramenta importante que deve ser colocada no momento certo.

Fonte: Dra Shirley de Campos (Revista Anônimos)
www.marcosalencar.com.br



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