terça-feira, 22 de março de 2011

Biossegurança no trabalho


Segundo (Teixeira & Valle) "a Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados".

A ORIGEM DO CONCEITO – A lógica da construção do conceito de Biossegurança teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. Esta reunião, segundo Goldim (1997), “é um marco na história da ética aplicada a pesquisa, pois foi a primeira vez que se discutiu os aspectos de proteção aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas onde se realiza o projeto de pesquisa”. A partir daí o termo Biossegurança, vem, ao longo dos anos, sofrendo alterações.

A Biossegurança é um conjunto de medidas e procedimentos que visam eliminar os riscos da biodiversidade, tais como os biológicos (vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos) muitas vezes encontrados em hospitais, laboratórios, limpeza pública, etc. Riscos físicos (ruídos, temperaturas em excesso, pressão anormal, radiações, vibrações e umidade) encontrado em fábricas de mármore e granito, manipuladores de máquina de raios-X, etc., e os riscos químicos (manipulação de produtos químicos) encontrados fábricas que produzem produtos de limpeza, entre outros.

A segurança do trabalho estabelece meios de prevenção de acidentes e consequentemente mortes e doenças ao trabalhador no ambiente laboral. Esses meios de prevenção são constituídos através de normas e parâmetros, nas quais as empresas são abrigadas às implementarem, assim como a Biossegurança também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário