sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Decoração natalina iluminada pode causar acidentes


Decorações natalinas nunca devem ser colocadas de rede de energia e nos postes.

Foto: Divulgação
Com a chegada de novembro, já começam os preparativos para as festas de final de ano e a iluminação natalina toma conta das casas e escritórios. Mas neste gesto aparentemente inofensivo se escondem riscos de graves acidentes. Para evitar este tipo de surpresa, é preciso tomar cuidados que começam no momento da compra das lâmpadas para decoração. Nunca compre caixas de procedência duvidosa, sem certificação ou instruções. Prefira as que levam o selo de segurança do Inmetro. No caso de produtos já usados nos anos anteriores, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. 

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), outro cuidado que deve ser tomado é verificar se as luzes que pretende instalar em ambientes externos (árvores, por exemplo) são específicas este fim. Mais um erro comum é usar uma extensão sem o condutor de proteção (fio terra). "Além disso, muitas vezes a carga não é adequada nem para o fio da extensão nem para a tomada que está sendo utilizada", destaca a entidade em seu manual do Programa Casa Segura.

O grande perigo é a ocorrência de um choque elétrico e uma sobrecarga que pode se transformar em incêndio ou atingir alguma pessoa. A contratação de um profissional habilitado é uma das sugestões, além da compra de produtos adequados e seguros. As concessionárias de energia elétrica, também, como a Light, também fazem recomendações aos fãs de iluminação natalina. Uma delas é procurar espaços abertos, longe de rede elétrica, para fazer as instalações.

A seguir, segue uma lista de cuidados que você deve tomar nesta época do ano:

- Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade, com o selo de segurança do Inmetro.

- Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

- Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.

- Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.

- Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas.

- Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.

- Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes.

- Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação.

- Não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.

- Dentro e fora das residências, evite uso de benjamins para ligar vários aparelhos elétricos e/ou lâmpadas ao mesmo tempo, prática que pode ocasionar o aquecimento dos fios e riscos de incêndio.

- Para evitar riscos de choques, não utilize materiais condutores de eletricidade como fitas e papéis laminados, arames fios de alumínio e objetos de metal na hora de prender os enfeites luminosos.
                                       


Economídia
Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário