quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A nova empresa do Século XXI: “Segurança comportamental, fatia igual do Bolo...”


Quando fatiamos um bolo em um evento festivo, geralmente tentamos dividir as fatias de forma igualitária.

Da mesma forma, as empresas do século XXI podem ser comparadas a um bolo, ou seja, todas as partes com fatias iguais formam um todo, se completam, visando a um bem comum: segurança e saúde, produtividade, comercialização, qualidade, custo e satisfação do cliente. 

Isso porque se entende, hoje, que a concepção de saúde e da segurança do trabalhador é uma questão de responsabilidade geral que tem como objetivo intervir nas relações de trabalho, promovendo e protegendo a saúde dos trabalhadores por meio das ações de prevenção dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho. Quando se foca no bem-estar e na satisfação dos funcionários, ressalta-se sua qualidade de vida. E pesquisas de opinião apontam que um dos pontos que eleva a qualidade de vida no ambiente trabalho é a satisfação do trabalhador em sentir-se cuidado. Em contrapartida, as empresas que investem nesse sentido ganham na produtividade, na motivação e no compromisso de seus trabalhadores, o que irá refletir diretamente na satisfação do cliente com a qualidade do trabalho gerado.

Evidencia-se, também, que uma das principais características de um líder é cuidar da sua equipe de trabalho, mantê-la participativa, resiliente e comprometida. Este cuidar só traz benefícios tanto para o trabalhador como para a empresa, pois na possibilidade de ocorrer alguma fatalidade com este, a empresa só tende a perder, em todos os sentidos, correndo o risco de até fechar suas portas. A segurança é o reflexo de uma empresa eficiente.

Com o processo de globalização, a empresa para sobreviver precisa tornar-se competitiva, portanto é necessário, sim, modernizar seus recursos técnicos, qualificar e capacitar seus recursos humanos, proporcionando boas condições de trabalho com prevenções contra qualquer risco de acidente de trabalho. Dessa forma, é imprescindível investir para ter retorno nos custos e na comercialização.

Enfim, Empresas do século XXI, sejam fatias iguais de um bolo.




Por: Eduardo Gastaud

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