A TELPA –
Telecomunicações da Paraíba S/A, foi uma empresa que marcou a vida dos
paraibanos pela competência no atendimento oferecido no dia-a-dia de seus
clientes e pelo comprometimento de seus diretores e colaboradores (assim eram
chamados os empregados) na prestação de um serviço de qualidade. Ela deixou,
realmente, saudades, especialmente para aqueles que hoje sentem as dificuldades
em realizar um simples pedido de transferência de uma linha telefônica. É
difícil conversar com uma máquina, onde as perguntas gravadas e feitas ao
cliente tiram-lhe a oportunidade do diálogo, da comunicação deve ocorrer, ou
seja, de perguntas e respostas e não do: “se desejar isso” aperte o 1 – “se não
tecle 2” – “3 para isso”, “4 aquilo”, e , por aí vai. Não existe mais aquela
conversa franca, de orientação, de gente ao invés de uma máquina. Minto. Uma
máquina sim, mas humana, criada por Deus, com sensibilidade, capaz de expressar
simpatia, carinho, cuidado e um bom atendimento. Que saudades da TELPA!
Mas, a
minha saudade da empresa para qual trabalhei boa parte de minha vida, aumentou
quando, recentemente, entrevistei no programa “Memória.DOC” da TV Assembleia
Legislativa, o executivo Manoel de Deus Alves, que dirigiu a empresa ocupando
diversas posições. Foi competente em diversas funções. Foi diretor
administrativo-financeiro e presidente de uma prestadora de serviços de
telecomunicações, que sempre ocupou os primeiros lugares no ranking da
TELEBRÁS, fruto de suas excelentes qualidades de atendimento e de prestação de
um serviço elogiado por todos. Manoel de Deus, ao lado de Jost Van Damme,
Antonio Durão, Bernardino Bandeira, Luismar Resende, Carlos Alberto Nunes,
Getúlio Dias Fernandes, Gervásio Maia, Aracilba Rocha, Vanildo Wanderley,
Aracilba Rocha, Waldir dos Santos Lima, foi, na verdade, uma cabeça pensante,
sempre buscando tenazmente a “QUALIDADE”. Que passou pelos quadros da TELPA
lembra muito bem o permanente programa desenvolvido pelo setor de Recursos
Humanos, na busca do aprimoramento profissional dos colaboradores da empresa.
Manoel de Deus sempre esteve à frente desses treinamentos, que eram dirigidos
não apenas aos integrantes mais graduados. Para ele, todos integravam “UM TIME
DE QUALIDADE DA TELPA”, com a obrigação de jogar certo, isto é, ter “o cliente
sempre em primeiro lugar”, Aliás, um slogan que mudou quando ele entendeu com
companheiros de direção, que a busca pela qualidade transformou o dia-a-dia da
empresa “EM COMUNICAÇÃO COM PRECISÃO”. Ressalte-se que os slogan’s eram
escolhidos através de concurso com a participação dos próprios colaboradores.
Na minha
conversa com Manoel de Deus Alves tive a oportunidade de, nas palavras de um
homem inteligente, mas, de uma simplicidade pouco comum em quem dirige,
conhecer e oferecer aos telespectadores, a história da telefonia paraibana,
desde a ETP – Empresa Telefônica da Paraíba, passando pelaTELINGRA,
que foi responsável pela aquisição dos sistemas municipais então existentes,
até o final da década 70.
Ele falou
sobre a integração de todos os municípios do estado – na época 178 – o DDD/DDI
até na área rural e rodovias, através de Postos de Serviços e TP’s (telefones
públicos) e a chegada da telefonia celular, inicialmente em Campina Grande e
João Pessoa e, em pouco tempo, alcançando toda Paraíba.
Foram
muitas conquistas da TELPA, segundo Manoel de Deus, que num determinado momento
da entrevista fez questão de ressaltar a importância de Aluísio Monteiro, como
um grande nome da história das telecomunicações, numa época onde tudo era muito
difícil e ausência de apoio para investimento praticamente não existia.
E o final
da conversa não poderia ser diferente. Para esse grande paraibano da pequenina
Caiçara, tudo o que fez com que a TELPA fosse motivo de elogios em termos
administrativos e de reconhecimento nacional pelo seu padrão de qualidade,
deve-se creditar aos seus colaboradores, segundo ele, “UM TIME DE
QUALIDADE” e de amigos, inesquecíveis.”
Não
podemos negar que hoje vivemos um novo momento. Que o telefone pode ser
adquirido com mais facilidade e que as empresas que estão no mercado aumentaram
estupidamente as possibilidades de comunicação. Sem querer falar no aspecto qualidade
no que hoje é oferecido pelas empresas que aí estão,finalizo afirmando: TENHO
SAUDADES DA TELPA. E VOCÊ?
Gilson Souto Maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário