Bioqualynet lista as doenças
que mais acometem os trabalhadores e dá dicas de tratamento e prevenção.
O afastamento do trabalho
por problemas de saúde ainda é uma realidade crescente no Brasil. De acordo com
dados recentes do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese
compilado a partir de informações do Ministério do Trabalho, em 2015, foram contabilizados
181,6 mil casos de natureza diretamente relacionada ao ambiente profissional –
o que representa uma alta de 25% comparado aos dez anos anteriores. Atenta a
este cenário, a Bioqualynet – empresa do Grupo Porto Seguro especialista em
saúde ocupacional e segurança do trabalho – lista as principais lista as
principais causas que afastam os funcionários de seus ofícios, e dá dicas de
cuidado e prevenção para um dia a dia de trabalho com mais saúde e qualidade.
Confira:
Acidentes de trabalho:
Os acidentes são as maiores
causas de afastamento: de acordo com o Anuário do Dieese, ocorrências deste
tipo afetaram 337,7 mil pessoas em 2015, o que equivale a 3,9% casos a mais do
que há dez anos. “Fraturas, cortes e lesões são alguns dos exemplos mais comuns,
e a falta de instrução ao funcionário combinada a não utilização dos
equipamentos de proteção individual (EPIs), imprudência, maquinários e
ferramentas em condições inadequadas são algumas das causas”, alerta Yuri
Fernandes, Analista em Segurança do Trabalho da Bioqualynet.
Depressão:
De natureza psicológica, a
depressão é uma enfermidade pouco compreendida com cada vez mais casos
diagnosticados. Estima-se que, nos dias atuais, 17 milhões de brasileiros
sofram com este problema, e no que diz respeito ao ambiente de trabalho,
somente no ano de 2016, 37,8% de todas as licenças foram ocasionadas por
quadros depressivos. Para os próximos anos, a expectativa não é otimista:
segundo a Organização Mundial da Saúde, é possível que, até 2020, esta se torne
a principal doença incapacitante em todo o mundo.
Dor nas costas:
Carregamento de peso
excessivo, horas em frente ao computador, sentar em posição inadequada e
estresse são alguns dos fatores que estimulam o aparecimento deste problema.
“Antes do aparecimento das primeiras dores, é comum que o profissional não se
atente a este risco e repita maus hábitos dia após dia. Embora a fisioterapia e
a ginástica laboral sejam bons aliados para combater esta dor, a melhor
recomendação é observar a postura e os movimentos para preveni-la”, explica
Yuri.
Lesões nos joelhos:
A grande maioria dos maus
hábitos que afetam as costas acometem também os joelhos, afinal, por enfrentar
movimentos repetitivos diariamente, esta é uma das regiões que mais sofrem com
sobrepeso – por obesidade ou levantamento de altas cargas, e sedentarismo. Além
disso, impacto ou execução de exercícios sem orientação profissional se somam
às condutas de risco.
Problemas cardiovasculares:
O coração é um dos
principais alvos do estresse e das cobranças diárias, que são itens frequentes
em grande parte dos dias de trabalho, e segundo pesquisa realizada pelo
European Heart Journal, extensas jornadas também são vilãs do bom funcionamento
cardíaco. “Fatores como estes, quando combinados a má alimentação,
predisposições genéticas e falta de acompanhamento médico podem transformar o
sistema cardiovascular em uma bomba-relógio” enfatiza Yuri.
Diante dos riscos aos quais
os trabalhadores brasileiros estão expostos, e visando driblar os prejuízos
decorrentes do absenteísmo nos locais de trabalho, a Bioqualynet apresenta
algumas dicas simples, que, quando praticadas, regularmente, podem ajudar a transformar
a saúde ocupacional:
Empresa:
Invista em cursos,
palestras, workshops e materiais de comunicação voltados à conscientização
sobre o uso de EPIs.
Aposte em atividades simples
e leves que transformam o dia a dia dos funcionários: ginásticas laborais e
pausas intercaladas com o expediente ajudam a evitar estresse e lesões de
repetição e aumentam a produtividade dos colaboradores.
Tenha uma equipe de
atendimento médico treinada a postos para ajudar a reverter as consequências de
eventuais acidentes de trabalho.
Atente-se aos funcionários e
ofereça-lhes um canal para suporte em caso de problemas físicos ou emocionais
que possam estar ligados ao ofício.
Trabalhador:
Atenção ao uso de EPIs e aos
treinamentos oferecidos pelas empresas. Embora simples, tais procedimentos
podem ser a chave para afastar riscos que, por vezes, resultam em situações de
saúde irreversíveis;
Tenha uma vida ativa:
reserve um momento diário ou semanal para se exercitar. Encontrar uma atividade
compatível com a personalidade é o melhor caminho para fortalecer o corpo de
maneira prazerosa.
Busque uma alimentação
balanceada: é comum que a correria do dia a dia leve os trabalhadores a optarem
por rapidez em vez de qualidade na hora da alimentação, porém, esta postura põe
a saúde em xeque por dar lugar ao excesso de gorduras e ingredientes
artificiais.
Durma bem. Além de ser
fundamental para melhorar a eficiência durante execução das tarefas diárias, o
sono é de suma importância para a saúde. “Dormir proporciona uma recuperação
essencial a todos os órgãos do corpo e atua sobre funções vitais do organismo,
como conservação de energia, metabolismo, amadurecimento do sistema nervoso
central, consolidação da memória, produção de secreção hormonal e outras”,
pondera Yuri.
Faça check-ups periódicos:
muitas vezes o corpo emite sinais de exaustão que passam despercebidos, e por
essa razão, exames frequentes são fundamentais para identificar males de saúde
e cortá-los pela raiz.
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