Com
a prática do trabalho remoto, vivenciada forçadamente pela pandemia, todos os
profissionais têm passado por um momento de mudança e adaptação.
A
adoção do home office e de novos modelos de trabalho por diversas empresas e
organizações seguindo as recomendações de isolamento e distanciamento social,
por exemplo, fez com que muitos gestores precisassem se reinventar para
administrar suas equipes neste período, afinal, todos passaram a lidar com a
rotina profissional em casa, o que inclui a adaptação ao dia a dia da família e
aos afazeres do lar.
Nattacia
Ruani, docente da área de gestão e negócios do Senac Pres. Prudente/SP,
preparou algumas dicas importantes para que haja produtividade sem deixar de
lado a empatia
Segundo
a especialista, para que o trabalho home office ou no formato híbrido tendência
que parte do mercado deve adotar na retomada das atividades atinja resultados
positivos, é essencial que:
•
O funcionário siga sua carga horária de trabalho definida, afinal, estar em
casa não significa estar disponível 24 horas;
•
O ambiente de trabalho este já adequado e ergonômico para o desenvolvimento das
atividades, com boa iluminação, climatização, além de acesso à internet de
qualidade e equipamentos que sejam compatíveis com a função desenvolvida;
•
Adote-se uma postura mais formal, mesmo em casa, como por exemplo com o uso de
roupas adequadas à rotina/função.
Além
disso, estar trabalhando em casa tem proporcionado práticas que antes não eram
aplicáveis para os colaboradores: proximidade com a família, redução do
estresse decorrente do trânsito, possibilidade de ter uma alimentação saudável,
autogerenciamento profissional e, dependendo do segmento, flexibilidade no
horário de trabalho.
Para
continuar obtendo resultados e bom desempenho, Nattacia complementa com mais
duas dicas fundamentais:
Duas
dicas fundamentais: • As empresas adotem uma liderança flexível e que se adapte
a esse novo formato de trabalho, pois estamos diante de um cenário de
incertezas;
A
empatia prevaleça com a equipe, pois, ainda que haja benefícios no trabalho
home office, questões relacionadas à saúde mental e bem-estar, como a sensação
de angústia pelo isolamento ou a ansiedade, são dificuldades vivenciadas nesse
período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário