sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Paraíba sediará eventos de inclusão digital

por Sara Gomes*

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) em parceria com o Governo do Estado anunciou o lançamento de dois eventos: o 2° Acampamento Inclusivo, na Baía da Traição; e o Conecta Juventudes, em Cabaceiras. O lançamento oficial à imprensa e autoridades ocorreu ontem, durante um almoço num restaurante em João Pessoa, localizado no Bessa.

O Acampamento Inclusivo vai acontecer entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Aldeia Alto do Tambá, na Baía da Traição. O evento tem como objetivo ser um espaço de diálogo e intercâmbio, reunindo uma diversidade de participantes, desde especialistas em tecnologia até representantes de povos indígenas. Além de estudantes das redes públicas e privadas, instituições governamentais e a população em geral. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Anid, a Secretaria de Educação da Baía da Traição e o Governo da Paraíba, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Em sua fala, através de videoconferência, o presidente da Anid, Percival Henriques, menciona dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE) sobre a inclusão digital no Brasil. “Apesar de ser uma realidade em constante evolução, a distribuição desse avanço ainda não é uniforme. Um em cada quatro brasileiros enfrenta a falta de acesso à internet. Isso impacta diretamente na educação, comunicação e acesso à informação, especialmente nas áreas rurais”, declarou.

Percival Henriques revela ainda que a Anid tem a missão de incluir digitalmente a população excluída, a exemplo dos povos originários, indígenas, quilombolas e ciganos. “Nossas ações visam envolver as comunidades, oferecendo oportunidades através da inclusão digital”.

A secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino, Elis Regina Baracho, relembra que a parceria com a Anid em grandes eventos como a Expotec acontece há muitos anos. “Apoiar o Acampamento Inclusivo e o Conecta Juventudes é uma alegria imensa.

A Secties está promovendo uma game jam (encontro de desenvolvedores de jogos) com o tema voltado para cultura indígena - uma atividade pioneira. O Conecta Juventudes é também uma oportunidade de incentivar os jovens a se apoderar cada vez mais de forma positiva das tecnologias”, incentivou.

Para o coordenador de Turismo da Baía da Traição, Josias Viana, é gratificante representar o município escolhido pela Anid para aplicar o Acampamento Inclusivo. “É um evento muito arrojado que quebra paradigmas por ser uma aldeia indígena, levando a inclusão digital e tecnologia aos povos indígenas. Convido a todos a participarem do evento”.

A presidente da Jucep-PB, Gregória Benário, pontua que a Jucep, hoje em dia, atua de forma 100% digital.“ Qualquer pessoa, em menos de 24h, consegue emitir um CNPJ na Paraíba. Isso só é possível através do avanço digital, que coloca a tecnologia a serviço das pessoas e da área empresarial e, consequentemente, colaborando para o desenvolvimento econômico”.

Estiveram presentes no lançamento oficial: Upiraktan Santos, representante da Federação Paraibana do Movimento Comunitário; Jô Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Campina Grande; Elis Regina Barreiro, representante do Governo do Estado; Josias Viana, coordenador de Turismo da Baía da Traição; Gregória Benário, presidente da Junta Comercial da Paraíba (Jucep-PB) e Joyce Gomes, assessora técnica da Ajurcc.

Conecta Juventudes

A Associação de Juventude, Cultura e Cidadania (Ajurcc) promoverá a primeira edição do Conecta Juventudes nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, na cidade de Cabaceiras, cujo tema é “A Inclusão e acesso à internet”.

Na ocasião, a assessora técnica da AJurcc, Joyce Gomes, explica que o Conecta Juventudes é um convite a todos a pensar sobre a inclusão e a cultura digital e como os jovens de diversos locais da Paraíba estão pensando e se articulando em seus territórios, a exemplo de Baía da Traição, Cabaceiras, além das comunidades quilombolas Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande; e Comunidade do Grilo, em Riachão de Bacamarte. “As etapas pré-festival já estão acontecendo. Estão sendo realizadas diversas atividades, desde as culturais a debates nas oficinas cujos temas são programação, inclusão digital e audiovisual. A Ajurcc está imensamente satisfeita em construir esse evento coletivamente e democraticamente. O festival em janeiro será a culminância das ações”, concluiu. A Anid está apoiando o Conecta Juventudes.

Estiveram presentes no evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Polyana Dutra; a deputada estadual, Cida Ramos; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; João Oliveira, representando o Conecta Juventudes; Joice Oliveira, Cacique Clóvis, liderança indígena da Aldeia Alto do Tambá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário