quinta-feira, 25 de julho de 2024

PM PB realiza treinamento em motos aquáticas para combater crime em regiões ribeirinhas

Por Laercio Silva

Jornalista especialista em SST

Policiais militares estão sendo treinados para usar as novas motos aquáticas da corporação, com o objetivo de reforçar a segurança no estuário do rio Paraíba e no mar. Os equipamentos já foram entregues e resultaram em prisões e apreensões de armas e drogas na Grande João Pessoa.

Para atuar nessa modalidade, 20 policiais concluíram, esta semana, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. A capacitação, ministrada pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, habilita o aluno a tripular e conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo ‘Laep-7’, utilizadas no patrulhamento.

Segundo o ajudante geral da PM, Walter Dias de Araújo Júnior, que intermediou a participação dos militares no curso, o treinamento visa reforçar o trabalho que já é feito pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Com o apoio de uma lancha, o BPAmb realiza rondas e fiscalizações para coibir crimes ambientais e de outros tipos, nas áreas de mangues, rios, estuários e praias.

O treinamento começou na quinta-feira (25) e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, e outros policiais da região metropolitana. As instruções práticas foram realizadas no rio Paraíba, na praia do Jacaré, com a orientação do instrutor João Kairalla, campeão mundial de moto aquática. A chegada das motos aquáticas vai permitir que a PM alcance áreas de difícil acesso e combata o tráfico de drogas no rio Paraíba, além de reforçar a segurança em áreas turísticas movimentadas.

O governo do Estado adquiriu 10 motos aquáticas e três lanchas semiblindadas para fortalecer as ações de segurança. Na última terça-feira (23), cinco membros de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas foram presos em uma operação em Lucena, com o uso das novas motos aquáticas.

Assista os vídeos 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário