Por
Laercio Silva
Jornalista
DRT 0003919
Especializado
em SST
Na
tarde desta terça-feira (13), no SINDUSCOM JP (Sindicato da Indústria da
Construção e do Mobiliário de João Pessoa), membros do CPR PB (Comitê
Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da
Construção da Paraíba), grupo interinstitucional composto por profissionais
envolvidos na prevenção de acidentes na construção se reuniram com o objetivo
de fortalecer as ações do Comitê para tornar os ambientes de trabalho mais
saudáveis e produtivos, seguindo normas de segurança, saúde e medicina do
trabalho. Este grupo é formado por representantes do poder público,
trabalhadores, empresários e apoio técnico e outras instituições, na ocasião
foram proferidas exposições sobre a Plataforma do SESI Viva Mais pela
coordenadora do SST do SESI Chistiane Batista, a reunião contou com os
representantes do Ministério do Trabalho o auditor fiscal do trabalho Carlos
Alberto, do SINDUSCON diretor Ovídio Maribondo e engenheiro Daniel Cordeiro, do
SESI a gerente da unidade distrito industrial Mônica Borba, e engenheiro Sávio
Freire, da ASTEST PB tecnólogo Laercio Silva, engenheira Antonia Marize, e
diretores SINTRICOM Francisco Demontier e José Laurentino.
O
SESI Viva Mais é a solução ideal para empresas pequenas ou de grande porte, que
precisam cumprir as normas de segurança e saúde no trabalho e do eSocial. A
plataforma do SESI oferece suporte, com programas legais de acordo com as
normas do governo federal.
A
plataforma reúne informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, ajudando a reduzir
riscos de acidentes, custos com atendimento à saúde, afastamentos dos
trabalhadores, prevenindo acidentes e aumentando a produtividade. Além disso,
oferece cursos online, semipresenciais e presenciais para atender às Normas
Regulamentadoras da área de Segurança e Saúde no Trabalho.
O
eSocial é um programa do governo federal que coleta informações trabalhistas,
previdenciárias, tributárias e fiscais. O SESI Viva Mais apoia as empresas no
envio dos eventos de SST para o eSocial que um projeto do governo federal que
busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e
trabalhistas das empresas.
A
plataforma do SESI fornece indicadores de gestão para SST, alertas sobre
conformidades legais, redução de riscos e custos com acidentes de trabalho, e
gestão de certificação de trabalhadores e fornecedores.
Realiza gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, oferecendo serviços como laudos técnicos, atendimento, capacitação e treinamento para garantir o cumprimento das normas e legislação. Alimenta o sistema com essas informações e conta com o apoio do SESI para facilitar o acesso a serviços de telemedicina e telessaúde, como atendimento a distância em questões de nutrição, terapia com psicólogo e avaliação com médico do trabalho, além de cursos e vacinas. Equipe multidisciplinar do SESI também alimenta os dados referentes à saúde dos trabalhadores, realizando avaliações de saúde e segurança na indústria. As avaliações incluem perguntas sobre a percepção do trabalhador em relação à sua saúde, produtividade, estilo de vida e cultura de segurança da empresa, comparando o atendimento médico ocupacional e a visão do engenheiro de segurança sobre os riscos da empresa e o comportamento do trabalhador.
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