sexta-feira, 22 de novembro de 2024

1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana (HEAP)

 

Nos próximos dias 21 e 22, profissionais, estudantes e público interessado irão debater a história das Engenharias e da Agronomia paraibana. O objetivo é preparar futuros profissionais destas áreas para os desafios que virão, mostrando o que foi feito no passado como referência de melhorias para o futuro. O 1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana (HEAP) será realizado no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), uma das patrocinadoras do evento, em João Pessoa. De acordo com a programação, na manhã do primeiro dia será debatido no Módulo 1  Projetos, o Cálculo estrutural da torre da TV Cabo Branco, com o Eng. Civil Argemiro de Brito Franca, às 8h.  O Módulo 02 – Obras Estruturantes vai focar na construção da Rodoviária de João Pessoa, suas dificuldades e soluções, com o Eng. Civil José Reinaldo Lima, às 10 h. À tarde, o Módulo 03 – Pesquisas Acadêmicas traz o debate sobre a Obtenção do pó de Cactos para uso como aditivos em concretos e argamassas, com a Eng. Dra. Gabriella Cavalcante, às 14h e no Módulo 04 – Resíduos. O enfoque será Material de construção: do desperdício ao surgimento de usinas de beneficiamento com o Eng. Prof. Joácio Morais, às 16h.

No segundo dia do seminário, no Módulo 05 – Empresa Agrícola debaterá Os bastidores do desenvolvimento da empresa Frutas Doce Mel, com o Eng. Agrônomo Márcio Lima da Silva, a partir das 8h. Em seguida, no Módulo 06 – Agronomia e a Urbanização, será debatido a Arborização urbana nos municípios paraibanos e o papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das árvores nestes municípios, com o Eng. Agrônomo e Mestre em Gestão Ambiental. Anderson Fontes, a partir das 10h. Na parte da tarde, o Módulo 07 – Assistência Técnica debate A evolução do modelo de atendimento ao produtor rural no Brasil, com o Eng. Agrônomo Gabriel Petelinkar, às 14h. Em seguida, no Módulo 08 – Geoprocessamento, será visto a Evolução do uso de geotecnologia no agronegócio, com o especialista em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna Freire, às 16h.

Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, que é engenheiro agrônomo, o 1º HEAP é uma excelente oportunidade de atualizar conhecimentos. “A expectativa é que a gente debata o que foi feito, valorizando o passado, mas de olho no que o futuro exigirá de nós para melhorarmos ainda mais o campo de atuação destes profissionais”, afirmou o dirigente canavieiro.

Além da Asplan apoiam o Seminário a empresa RL2 Construções, Assessoria e Consultoria de Engenharia, a Rebrite (Reciclagem de Material de Construção), a Maccaferri, o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Coopcon Paraíba, a Brascon, a Hoop Eyewear, o Treinamento Engenheiros do Futuro, o Mundo das Tintas e a Sente Mente – Clínica Integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário