quinta-feira, 21 de novembro de 2024

22ª edição do Festival Paraibano de Coros

 

Por Laercio Silva

Jornalista com especialização de Higienista e Engenharia de Segurança do Trabalho

Começou neste dia (18), em João Pessoa, a 22ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), com grande novidade este ano o Festival Paraibano de Coros terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube, realizado pelo CCTA, sob coordenação do professor do Departamento de Educação Musical, maestro Eduardo Nóbrega, em parceria com o Projeto ‘Viva o Centro com Música’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que ocorreu no Centro Cultural São Francisco, nesta quarta-feira (20).

Na abertura oficial nesta segunda-feira (18), com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa sob a regência do maestro Nilson Galvão Júnior com participação especial dos solistas Arimateia Veríssimo “Teinha” (Sax soprano); Jonathas Silveira (sax alto) e Heleno Feitosa Costa Filho ”Costinha” (sax tenor); Kleiton D'Araújo (sopranista); Izadora França (soprano) e Leonardo Domingos (tenor).

O evento, que segue até o próximo dia 24, contará com a presença de 63 coros representando os estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. A Paraíba, especificamente, será representada por corais das cidades de Boa Vista, Campina Grande, Cuité, Lucena, João Pessoa, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Remígio e Santa Rita.

Trata-se de um evento internacional e não competitivo que nasceu em 2003, com intuito de divulgar e expandir o canto coral paraibano.

O maestro e professor doutor da Universidade de Syracuse (USA), John Warren, vem para conhecer a prática coral realizada na Paraíba, além do músico e professor, Felipe Reznik (RJ), especialista no Brasil no instrumento musical ‘hand pan’ (panela de mão), que vai ministrar oficina de percussão sobre o instrumento, no Departamento de Música (DEMUS), do CCTA/UFPB, na sexta-feira (22) a partir das 14h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (bloco E do CCTA).

Neste ano está sendo homenageando o maestro, compositor e professor-doutor Eduardo Lakschevitz, do Instituto Villa-Lobos da Unirio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Segundo o maestro Eduardo Nóbrega, Lakschevitz tem contribuído para o crescimento do festival, participando como regente e palestrante desde a edição em 2007, quando se encantou com a proposta do evento.

O Festival será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), localizado no bairro de Tambauzinho, com entrada gratuita.

Destaco José Hélio Lopes, que é Técnico de Segurança do Trabalho, Prevencionista, Psicólogo organizacional e educador aposentado da Fundacentro, como um dos membros do coral que participará do festival. O grupo vocal M. Bezerra de Recife PE será regido pela Maestra Miriam Cecília e terá sua apresentação no dia 23.

“Nosso grupo será o quinto coral a se apresentar por volta das 19h00 no sábado (dia 23). A programação começa às 17h45 e a entrada é gratuita. Laercio se você puder aparecer, será uma alegria”. Disse Hélio Lopes

A programação completa da Fepac também pode ser acessada no site do evento

Acesso ao site do festival

https://www.festivalparaibanodecoros.com/

 Vídeo da abertura do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário