segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Noite da Literatura Paraibana: Feira Literária "Espaço das Letras" celebra a cultura e presta homenagens.

 Por Laercio Silva

Jornalista com especialização de Higienista e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Mesa de abertura oficial do evento, Poeta Iam Pontes, Jornalistas Helder Moura e Naná Garcez.

Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 18h00, realizou-se mais uma edição da Feira Literária "Espaço das Letras", evento realizado na Livraria A União no Espaço Cultural José Lins do Rego com parcerias da Academia de cordel vale da Paraíba, Confraria por do sol e Paulus Top, uma programação cheia de homenagens, estande com livros e cordéis, apresentações, shows musicais e comemorações da literatura da Paraíba.

O Projeto “Espaço das Letras” foi criado em outubro de 2024 pela Fundação Espaço Cultural em parceria com a Livraria A União. Seu objetivo é valorizar a literatura da Paraíba, estimulando a produção, divulgação e debate sobre o tema. Esta edição reforça o compromisso de valorizar os escritores locais e oferecer ao público momentos de enriquecimento cultural e artístico.

O objetivo é promover a literatura da Paraíba através das ações da Editora A União, buscando aproximar o público dos escritores locais e suas obras.

Cantor e compositor Adeildo Vieira.

A abertura com a apresentação musical do cantor e compositor Adeildo Vieira, começando uma noite cheia de arte e emoção. Logo após, foi realizada uma homenagem especial em tributo ao poeta Juca Pontes, realizada no mês em que ele faria aniversário a comenda foi entregue aos seus filhos Iam Pontes e Maira Pontes, pelo o poeta Merlânio Maia que escreveu um poema em homenagem a Juca, um talentoso escritor e poeta que também se destacou como ativista cultural na Paraíba.

A programação continuou com a participação do Grupo Poesia em Cordel da Escola Padre Pedro Serrão, do bairro Cristo Redentor que apresentou ao público a beleza da literatura de cordel nordestina.

O mestre Fuba se apresentou tocando e cantando suas músicas icônicas que representam a cultura da Paraíba.

Na Feira, além das apresentações artísticas, também foram vendidos livros e cordéis, o que ajudou a aproximar autores e leitores e a promover a literatura local. O escritor e engenheiro de segurança do trabalho Edvaldo Nunes, autor dos livros Futeboleando e Um Belo Campeão Uma vida que segue que estão disponíveis na Livraria A União, participou do evento.

Vídeos de poetas recitando poemas.

Merlânio Maia, Sr. Cordel, poeta cordelista, cantor e compositor, natural de Itaporanga PB.

Arnaldo Mendes Leite, poeta cordelista, cantor e compositor, natural de Pombal PB.

 Grupo Poesia em Cordel, da Escola Padre Pedro Serrão.

 Registro fotográfico









Apresentação de Adeildo Vieira 

 Jornalista Laercio Silva, entrevista o poeta Arnaldo Mendes Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário