terça-feira, 10 de agosto de 2021

Treinei os trabalhadores, mas eles não cumprem o procedimento, e agora o que fazer?


 

Por Johan Barbosa

Engenheiro de segurança do trabalho

 

Treinar, segundo o dicionário Michaelis online, significa, tornar-se apto, capaz, habilitar-se, ficar convencido, persuadir-se, fazer acreditar. Notamos que o ato de treinar, não consiste apenas em apresentar procedimentos e a forma de cumpri-los, vai muito além do que imaginamos e isto até se confirma no próprio significado do nome.

 

Treinar é muito mais do que apresentar normas, procedimentos, formas de cumprir, ou mesmo tentar adestrar o trabalhador para seguir o pensamento prevencionista, do corpo técnico do SESMT.

 

O treinamento, como o próprio nome diz, tem que convencer, persuadir, fazer com que o trabalhador acredite no que está sendo aplicado de forma eficaz e eficiente.

 

Não basta o profissional de segurança, criar um produto no power point, apresentar, colher as assinaturas e achar que o trabalhador irá cumprir com o que foi determinado.

 

O treinamento é um PROCESSO contínuo que passa pela confiança, conhecimento, motivação e persuasão de quem está sendo treinado.

 

Treinamentos com linguagens que não chegam ao conhecimento de quem está sendo treinado, é inócuo, ou tem pouca ou nenhuma serventia.

 

Ao idealizar um treinamento, o profissional deve ficar atento a perguntas básicas. Quem é meu público?

 

Quais as expectativas e objetivos do treinamento? 

 

Qual o grau de conhecimento sobre o assunto, das pessoas que irão participar do treinamento?

 

Quais os recursos que eu tenho disponíveis para realizar o treinamento?

 

Terá parte teóricas e práticas? Como irei desenvolver um melhor conteúdo para meus clientes?

 

Estas e outras perguntas básicas, devem ser levantadas pelo profissional que está preparando o treinamento para que ele possa ter o melhor rendimento possível.

 

Muitas vezes, o erro não está no trabalhador, mas sim, em quem ministrou o treinamento que não gerou conhecimento, não gerou engajamento e valor, pela falta de objetividade do treinamento.

 

Treinar vai além do ato de repassar informações, é um processo contínuo de troca de informações, onde alguém informa, mas todos aprendem juntos.

 

Se você profissional de segurança, realizou um treinamento e os trabalhadores não estão cumprindo o que foi informado, reveja seu treinamento, talvez o problema não esteja no trabalhador, mas sim na forma como o treinamento foi executado. Lembre-se, treinar é um processo contínuo de aprendizagem.

Fonte

https://www.facebook.com/stenoticia

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