quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

INSS altera expediente em várias agências

Agências do INSS em João Pessoa e Campina Grande atenderão beneficiários em novo horário, a partir desta quinta-feira (1).


A partir de quinta-feira, 1° de março, todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passarão a funcionar das 7h às 19h. Sendo assim, 24 Agências da Previdência Social (APS) da Paraíba deverão atender seus beneficiários em horário corrido. Como o Estado tem duas Gerências Executivas, Campina Grande e João Pessoa, onze das 16 que serão geridas por Campina e 13 das 17 que fazem parte da administração da capital estão enquadradas nesse novo modelo de serviço.

As unidades do Catolé, Dinamérica e Tiradentes, da Rainha da Borborema, além das de Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos, Pombal, Santa Luzia, Monteiro e a Agência da Previdência Social de Demandas Judiciais (APS-ADJ) abrirão suas portas às 7h e encerrarão o expediente às 19h.

Em João Pessoa, as agências do Centro, Bela Vista, Tambauzinho, Pedro Primeiro e Bancários, acompanharão essa carga horária, assim como as das cidades de Guarabira, Bayeux, Itabaiana, Rio Tinto, Santa Rita, Cuité, Cabedelo e Sapé.

Em Campina Grande, a gerência abrange 149 municípios e mantém 323 mil benefícios, com uma folha de pagamento mensal de R$ 204 milhões.

Para o gerente-executivo do INSS, Eleumar Meneses Sarmento, essa mudança precisou atender a uma série de critérios como de possuir todos os cargos comissionados e funções gratificadas ocupados, além de garantir vigilância presencial durante o horário de atendimento, uma vez que apesar de estar com a agência aberta durante 12 horas, o horário de trabalho dos servidores passará por alterações.

“A decisão faz parte de um acordo fechado entre o INSS e representações de servidores, que modifica a carga horária do pessoal que lida diretamente com o atendimento ao público. Esperamos melhorar sensivelmente nossos serviços para que os requisitos relacionados a essa mudança, como infraestrutura, segurança externa e recursos tecnológicos estejam dentro do que projetamos para atender os beneficiários”, disse Meneses.

De acordo com o projeto referente à mudança no atendimento do INSS, a cada seis meses as APS serão reavaliadas e poderão perder o direito ao horário estendido se seus indicadores de desempenho não estiverem adequados às metas previstas no Plano de Ação do INSS. Caso isso aconteça, a agência só poderá reivindicar o direito ao novo horário corrido após seis meses se houver adequação ao atendimento e as metas sejam atingidas.

Por: Givaldo Cavalcanti

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