sexta-feira, 5 de julho de 2024

Observatório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador - CEREST CG

O CEREST-CG divulga dados da 2ª Macrorregião de Saúde.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da 2ª Macrorregião de Saúde (CEREST-CG) tem o prazer de anunciar a publicação do Observatório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador, um relatório abrangente que reúne dados coletados no Sistema de Informação sobre Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (SINAN) entre janeiro e abril de 2024.

O que você encontrará no Observatório:

Um panorama completo da saúde ocupacional na 2ª Macrorregião de Saúde: O relatório apresenta dados detalhados sobre os principais riscos ocupacionais, os setores mais afetados, as doenças relacionadas ao trabalho mais frequentes e os indicadores de agravos de saúde por município.

Análises aprofundadas por setor e atividade econômica: Explore os dados de forma segmentada por setor de atividade, obtendo insights valiosos sobre os riscos específicos de cada área profissional.

Tendências ao longo do tempo: Acompanhe a evolução dos indicadores de saúde ocupacional ao longo dos últimos anos, identificando padrões e áreas que exigem atenção redobrada.

Subsídios para a formulação de políticas públicas: O Observatório oferece subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas mais eficazes na promoção da saúde e segurança no trabalho.

Acesse o relatório completo e explore os dados:

O CEREST-CG acredita que o acesso à informação é fundamental para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. O Observatório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador é uma ferramenta essencial para trabalhadores, empregadores, gestores públicos, pesquisadores e todos os demais interessados na promoção da saúde ocupacional.

Link de acesso aos dados

https://linktr.ee/SINANCERESTCG 

Lançamento do livro dos anos áureos da década de 1930 do Botafogo da Paraíba

Por Laercio Silva

Jornalista especialista em SST

A Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em um evento memorável lançou na noite desta quinta-feira 04 de julho às 19h00, o livro "Um Belo campeão, uma vida que segue”, evento realizado na Livraria A União no Espaço Cultural José Lins do Rego em Tambauzinho, João Pessoa PB, com participações ilustres de diretores do clube, secretários de Estado, cordelistas, historiadores, torcedores do Belo, impressa, entre outros. O autor utilizou primordialmente como fontes de pesquisa o Jornal A União, e do historiador do time Roberto Limeira de Castro, e também foram aproveitadas informações dos colaboradores João de Almeida e Albuquerque, José Octávio de Arruda Melo, Raimundo Nóbrega e Walfredo Marques, além de outras fontes.

O livro descreve os anos áureos da década de 1930 do Botafogo da Paraíba, escrito por Edvaldo Nunes da Silva Filho, torcedor que expressa demonstrando entusiasmo pelo time do coração, é natural de João Pessoa PB, graduado em Direito, pós-graduado Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, especialista em treinamento, professor universitário perito judicial trabalhista, editou e lançou livros de poesias, técnicos e história.

Atual edição, livro com preleção referente aos primeiros anos do Botafogo da Paraíba, desde sua fundação em 1931, enfatizando períodos em que o time foi campeão paraibano, este volume traz algumas informações inovadoras da época, comprovadas, enaltece a grandiosidade inicial de seus fundadores, que eram jovens estudantes e atletas. Inicialmente, a edição literária contextualiza o ano de criação do clube em plena Revolução de 1930 no Brasil liderada por Getúlio Vargas. As narrativas registram a primeira década do clube que carinhosamente é conhecido como Belo, ajunta em ordem cronológica chegando aos anos de 1936, 1937 e 1938, quando o Belo conquistou seu primeiro tricampeonato estadual.

O autor informou que coletânea com novas informações históricas já foram catalogadas para lançamento de outras edições. 

Registro fotográfico e vídeo








segunda-feira, 1 de julho de 2024

A importância da aplicação da Lei 13722 de 2018 conhecida como Lei Lucas

Luiz Brito Porfirio, Técnico de segurança do trabalho, condutor socorrista do SAMU e editor do canal Treinar para Salvar trás uma reflexão em vídeo sobre a importância e aplicação da Lei 13722 de 2018 conhecida como Lei Lucas, primeiros socorros em creches, escolas de ensino fundamental e básicos e centro de recreação.

Lucas morreu engasgado com pedaço de salsicha em uma excursão escolar 2017.

Dicas de segurança:

Treinamento anual devendo ser fixado em local visível o nome dos treinados;

Caixa de Primeiro Socorros em local de fácil acesso;

Refazer o treinamento anualmente.

Sempre integrado

192 SAMU, 

193 Bombeiros, 

190 Polícia Militar;

199 Defesa civil.

Entenda a decisão do STF sobre descriminalização do porte de maconha

Entrevistado por Nivaldo Barbosa e Adriana Costa, no programa Abril Verde Cast o advogado Anderson Valença, com um assunto de interesse da sociedade.