Por Laercio Silva
Jornalista especializado em segurança no trabalho, ergonomia
aplicada e higienista ocupacional.
Evento gratuito
Será
realizada neste dia 23 de agosto na CONSTRUCON às 14h20.
A
colaboração entre a engenharia, produção e recursos humanos (RH) é fundamental
para a gestão eficaz dos fatores de risco psicossociais no ambiente de
trabalho. Essa abordagem multifuncional é decisiva porque cada área traz uma
perspectiva única deve ser um espaço preparado para identificar, mitigar e
monitorar esses riscos.
Os papéis de cada departamento nessa
colaboração:
Engenharia
e ergonomia
A
engenharia, especialmente a de segurança e a do trabalho, tem um papel técnico
e estrutural. Os profissionais proficientes e habilitados podem ajudar a
gerenciar fatores de risco psicossociais por meio de design de postos de
trabalho, projetando ações que reduzam a carga física e mental, minimizando a
repetitividade, o esforço excessivo e a postura inadequada, que podem levar ao
estresse.
Automação
e tecnologia: Implementar tecnologias que automatizem tarefas monótonas ou
perigosas, liberando os funcionários para trabalhos mais satisfatórios com
menos riscos.
Ergonomia
cognitiva: Analisar como as interconexões de máquinas e sistemas afetam a carga
mental dos trabalhadores. Um processo produtivo com um sistema mal elaborado
pode gerar irritação, ansiedade e adoecimento.
Produção
O
departamento de produção lida diretamente com o fluxo de trabalho e os desafios
operacionais do dia a dia. Seu papel na gestão de riscos psicossociais inclui a
organização do trabalho, otimização a distribuição de tarefas, carga e a jornada
de trabalho. A produção pode identificar a demanda produtiva e a necessidade de
rodízios dos trabalhadores diminuindo o tempo de exposição aos riscos.
Treinamento,
comunicação e feedback: Os líderes de produção de primeira linha treinados
podem identificar sinais de estresse, absenteísmo ausências frequentes, baixa
produtividade ou conflitos entre os empregados, e também podem fornecer e
receber feedback sobre as condições de trabalho, passando a envolver os
empregados nos processos de melhoria contínua, permitindo que eles tenham voz
na forma como o trabalho deve ser feito, pode aumentar o sentimento de
valorização e autoestima.
Recursos
Humanos (RH)
O setor de Recursos Humanos atua como intermediário entre a diretoria, chefias e empregados, sendo um facilitador estratégico que se concentra nas políticas da empresa e no desenvolvimento humano, ao criar políticas de bem-estar, programas de apoio psicológico e diretrizes de combate ao assédio e discriminação, o RH pode elaborar planos para o crescimento profissional dos trabalhadores.
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