terça-feira, 21 de abril de 2020

21 de abril Dia Nacional da Paz no Trânsito

“PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA”


O Dia Nacional da Paz no Trânsito, essa data 21 de abril, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da conduta de condutores e pedestres para a redução de acidentes no trânsito. Com isso, é necessário reavivar posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente.

Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), o desrespeito às leis de trânsito, a falta de atenção e a imprudência são responsáveis por 50%, 60% dos acidentes. Por isso promover a tolerância, a gentileza e a paz entre motoristas e pedestres é fundamental.

É prudente inferir a importância das instituições filantrópicas que através de projetos e colaboradores vem contribuindo para a construção de um trânsito mais consciente e humano, como por exemplo, as ações do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) que através do seu Corpo de voluntários e funcionários cooperam para a redução de mortes e lesões no trânsito. Dessas ações pode-se citar: O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e o Movimento Nacional Maio Amarelo, além de outras relevantes concepções para o Brasil.

Vale ressaltar que este dia também serve para lembrar-se do respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro. O Código estabelece, entre outros pontos, que é dever de todo condutor ter o domínio constante do veículo, dirigindo com atenção, e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito.

Além disso, é relevante destacar a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), constata-se que seis de cada dez leitos são ocupados por pessoas feridas de acidente de trânsito, na sua maioria destaca-se os motociclistas.

Devido à pandemia vivida atualmente pelo corona vírus (covid-19), vem despertando a necessidade da proteção dos indivíduos para combater a disseminação, entre elas estão a importância da higienização e proteção através do isolamento social, havendo dessa forma, menos pedestres e condutores em ruas e avenidas, e consequentemente a redução dos índices de acidente no trânsito brasileiro.

Dessa forma, desoprime os hospitais e disponibilizam-se as unidades de saúde para atendimento aos pacientes suspeitos do vírus. Com isso, é imperiosa a necessidade em dar continuidade ao trabalho de educação para o trânsito (Home Office) utilizando as ferramentas disponíveis nas redes sociais, com o propósito de atingir o maior número de pessoas possíveis. Sendo assim, após retornarmos total ou parcialmente à normalidade teremos uma população mais informada e com maior poder de percepção do perigo no trânsito.


Abimadabe Vieira

Subgerente da Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB – Cabedelo/PB).

Observadora Certificada pelo ONSV/ Representante Estadual do Maio Amarelo 2020 da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...