quarta-feira, 13 de abril de 2022

Simpósio em Campina Grande Abril Verde 2022

 


“O trabalhador não pode ficar invisível”, diz procurador durante Simpósio do Abril Verde em Campina Grande.

 

13/04/2022 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na última quinta-feira (7), do ‘Simpósio Abril Verde’ em Campina Grande, promovido pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba (AEST-PB), no Auditório do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB). Este ano, o MPT foca a campanha do Abril Verde na importância de fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e no combate à subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde, trazendo como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”.

foto Laercio Silva

O procurador do Trabalho Raulino Maracajá participou do Simpósio em Campina Grande representando o MPT e destacou que acidentes de trabalho afastam milhares de trabalhadores, todos os anos, das suas atividades e que muitos não retornam ao trabalho porque vão a óbito ou porque ficam sequelados.

  

O procurador falou sobre a importância da notificação de acidentes e doenças do trabalho para que o trabalhador acidentado não fique ‘invisível’ nas estatísticas oficiais, impedindo a implantação de políticas públicas para combater o problema. “O trabalhador não pode ficar ‘invisível’”, diz procurador Raulino Maracajá.

 

“Foram mais de R$ 120 bilhões os gastos entre 2012 e abril de 2022 no Brasil com benefícios acidentários concedidos nesse período (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente sequelas)”, informou o procurador Raulino Maracajá, que é coordenador Regional da Codemat/MPT.

 

Na Paraíba, há registros de 2.300 notificações de acidentes de trabalho (CATs) em 2020 (3,5% Covid-19), com uma média de seis casos por dia e o registro de 14 óbitos, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst/), ferramenta do MPT e da OIT. No entanto, o procurador ressalta que os números podem ser maiores devido à subnotificação.

  

PROGRAMAÇÃO – ABRIL VERDE NA PARAÍBA

 

07/04 –DIA MUNDIAL DA SAÚDE - ‘Simpósio Abril Verde’ em Campina Grande, promovido pela AEST-PB, no Auditório do Senge-PB.

 

07/04 –DIA MUNDIAL DA SAÚDE - Evento do Abril Verde em Lagoa Seca. Palestra: “Acidente e doença do trabalho: Qual importância de notificar?”, ministrada pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

 

12/04 –Abertura do movimento Abril Verde em Patos, às 8h, no auditório da Sede do Cerest.

 

19/04 – Webinário Saúde Mental X Mundo do Trabalho – 9h às 12h - Cerest-PB.

 

Local: Google Meet. Transmissão pelo Youtube.

 

19 e 20/04 – ‘Simpósio Abril Verde’ em Patos, promovido pela AEST-PB.

 

26/04 – I Fórum em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica – 8h às 17h - Local: Fiep – Campina Grande. Cerest-CG.

 

26/04 – Abril Verde no município de Pocinhos.

 

27 e 28/04 – ‘Simpósio Abril Verde’ em João Pessoa, promovido pela AEST-PB.

 

28/04 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho - João Pessoa - 15h no MPF - Evento de Oficialização do “Fórum Permanente de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Paraíba”.

Ascom/MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612 – 3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Acesso ao site MPT PB

https://www.prt13.mpt.mp.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...