quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Uberaba registrou cerca de 1,6 mil acidentes de trabalho em 2018


Dados são do Observatório em Saúde e Segurança do Trabalho. Cidade ficou em 6º lugar no ranking de Minas Gerais.

Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba

Uberaba ocupou 6º lugar em número de acidentes de trabalho ocupou 6º lugar em número de acidentes de trabalho em MG.

Uberaba ocupou a 6ª posição no registro de acidentes de trabalho em Minas Gerais no ano passado, segundo dados do Observatório em Saúde e Segurança do Trabalho. A estatística leva em consideração o número de trabalhadores com carteira assinada. Conforme o Observatório, em 2018, foram contabilizados 1,6 mil casos na cidade, sendo três óbitos. No Estado, foram cerca de 65 mil acidentes.

Segundo as estatísticas, os setores da Saúde e da Construção Civil lideram os incidentes. Para o engenheiro de segurança do trabalho, Júlio Botelho, muitas lideranças ainda não entenderam o papel fundamental que têm em relação a segurança do trabalho na empresa.

“Se o empresário entender que segurança do trabalho é importante, ele não vai permitir um ambiente ou máquinas inadequadas”, pontuou.


Prevenção

Para tentar conscientizar empregadores e funcionários, o Centro de Referência do Trabalhado (Cerest), com sede em Uberaba, realiza ações preventivas, além de fazer o diagnóstico de acidentes registrados no município. “Nossa equipe visita in loco a empresa para investigar o que aconteceu. Pode ser que tenha sido descuido do funcionário, falta do equipamento de proteção individual (EPI) ou outra causa”, elencou Robert Boaventura, diretor do Centro.

No ano passado, o Cerest atendeu 284 trabalhadores. “Temos médico do trabalho, fisioterapeuta, engenheiro para verificar o acidente, psicólogo e outros profissionais. Fazemos o diagnóstico e o acompanhamento até o restabelecimento do profissional no mercado de trabalho”, finalizou o diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...