quarta-feira, 25 de abril de 2018

CEREST-CG realiza nesta quarta-feira 3ª Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho


A 3ª edição da Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho será realizada na manhã desta quarta-feira, 25, saindo da Praça do Trabalho, no bairro de São José, e seguindo até a Praça da Bandeira. A organização é do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST-CG), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Cerca de mil pessoas estão sendo aguardadas nesta ação, que integra a programação do movimento Abril Verde & Amarelo, do CEREST-CG, coordenado a nível da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba pelo procurador do Trabalho, Raulino Maracajá, do Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com informações da coordenadora geral da unidade de saúde do trabalhador, Anna Karla Souto Maior, trabalhadores pertencentes a várias categorias, organizados pelos seus sindicatos e instituições parceiras, estão sendo articulados para a caminhada, que será marcada com faixas e cartazes com frases lembrando às vítimas de acidentes de trabalho.

Na Praça da Bandeira, algumas instituições de ensino estarão oferecendo serviços de saúde à população, como também distribuindo material informativo. Neste local, também haverá exposição de banners com informações sobre acidentes de trabalho e outras temáticas voltadas à prevenção de doenças do trabalho.

Por que o 28 de abril? – O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina, localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei nº 11.121/2005 (PL nº 856/2003, do Deputado Roberto Gouveia - PT/SP).


Caminhada em memória às vítimas de acidentes de trabalho reúne centenas de pessoas.

Mesmo com as fortes chuvas registradas na manhã desta quarta-feira, 25, centenas de pessoas participaram da 3ª Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, cuja data é celebrada no dia 28 e abril. A ação foi realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST-CG), com o apoio de vários órgãos e instituições parceiras.
A concentração teve início às 7h, quando trabalhadores pertencentes às diversas categorias, além de estudantes universitários e de escolas técnicas de segurança do trabalho, lotaram a Praça do Trabalho, localizada no bairro de São José. Posteriormente, mesmo debaixo de uma forte chuva, todos seguiram com destino à Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande.

Os bonés usados pelos participantes, nas cores verde e amarela, deram um colorido especial ao percurso da caminhada, que também foi animada por dois trios elétricos apresentando músicas de vários gêneros e empolgando o público. Faixas e cartazes, com frases lembrando às vítimas de acidentes de trabalho e de prevenção de doenças do trabalho, foram levados pelos parceiros envolvidos na ação.

O evento é considerado o mais importante da programação do Abril Verde e Amarelo, do CEREST-CG.  Após o percurso, realizado pela rua Lino Gomes, Parque do Povo, Treze de Maio, trechos da Vidal de Negreiros e Avenida Floriano, os participantes da caminhada em defesa da vida tiveram acesso, na Praça da Bandeira, aos serviços de saúde, higienização facial, material informativo, educativo e de prevenção às doenças e acidentes de trabalho.


Na Praça da Bandeira foi facultada a palavra aos representantes das instituições e órgãos parceiros. Neste local, a Banda de Pífanos do Centro Municipal de Idosos apresentou um show que atraiu atenção de muitas pessoas.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, coordenador do movimento Abril Verde & Amarelo, enalteceu o trabalho do CEREST-CG na prevenção e promoção à saúde do trabalhador. Ele disse que a caminhada veio coroar o trabalho dos parceiros em Campina Grande envolvidos no Movimento.

“Mesmo sobre as bênçãos, as fortes chuvas, os parceiros, trabalhadores e demais pessoas continuaram firmes e fortes na caminhada, com o objetivo de divulgar, discutir, debater à prevenção para evitar e/ou reduzir os índices alarmantes de acidentes de trabalho no nosso país”, destacou Raulino Maracajá.

Ao encerrar o evento, a coordenadora geral do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, agradeceu aos parceiros, lembrando que o sucesso da caminhada deveu-se juntamente à união e ao esforço de todos que fizerem o evento acontecer. Ela destacou a importância da ação, que teve como objetivo chamar a atenção dos trabalhadores e empregadores para a problemática dos acidentes de trabalho.

Prestigiaram a caminhada o diretor de Vigilância da Saúde, Miguel Dantas e Edna Guedes, diretora da Atenção à Saúde (ambos representando a secretária municipal de Saúde Luzia Pinto); Claudia Holanda, da Universidade Estadual da Paraíba; José Ribamar Rodrigues, do  MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; Maria da Paz, representante o Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho; profissionais da Saúde Mental, equipes da STTP, SESMT Municipal,  além de diversas outras representações de trabalhadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...