quinta-feira, 29 de julho de 2021

Reflexão sobre saúde mental competição esportiva é trabalho.


Competição esportiva é TRABALHO, muitas vezes iniciado na infância e com efeitos para o resto da vida. 


O clima olímpico fascina espectadores do mundo inteiro. Afinal estamos falando sobre uma tradição histórica, com atletas competindo e representando nações. Pessoas que atuam no mais alto nível. Capazes de feitos incríveis. Mas o alto rendimento esportivo passa longe de ser um conto de fadas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A ginasta norte-americana Simone Biles é exemplo disso. Expectativas elevadas, pressão e cobranças absurdas demais para qualquer ser humano, fizeram ela se retirar de algumas competições. Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Há vida além da ginástica (...) Sempre que você entra em uma situação de alto estresse, você meio que enlouquece. Tenho que me concentrar na minha saúde mental e não colocar em risco minha saúde e bem-estar. É uma droga quando você está lutando com sua própria cabeça. Você quer fazer isso por si mesmo, mas ainda fica muito preocupada com o que todo mundo vai dizer", afirmou.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Note que estamos analisando o caso de alguém que lida com pressões extremas. Mas que possui todo um suporte técnico, médico e financeiro. E o que dizer da situação daqueles que não estão no Olimpo? Trabalhadores, estudantes, empreendedores. Guardadas as devidas proporções, todos são exigidos em patamares que afetam a sanidade de forma cada vez mais destrutiva. O que quero dizer é que o caso da Simone é apenas a ponta do iceberg, de uma sociedade cuja mentalidade colocou produtividade acima da sanidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Entre o ouro e a integridade: "Eu digo colocar a saúde mental em primeiro lugar antes de seu esporte", disse Biles sobre sua decisão. "Eu tinha que fazer o que é certo para mim e não colocar em risco minha saúde e meu bem-estar."

Por  @professorkrauss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...