terça-feira, 3 de agosto de 2021

Minha empresa tem uma cultura de segurança do trabalho fraca ou forte?


Por Johan Barbosa

Engenheiro de segurança do trabalho

 

Muito se tem debatido sobre a Cultura de Segurança nas Empresas. Alguns profissionais, avaliam a cultura de segurança de sua empresa, baseada no cumprimento do uso do EPI.

Já outros, avaliam como sendo algo amplo que vai deste o treinamento, documentação, cumprimento de normas e procedimentos e dizem minha empresa tem uma cultura de segurança do trabalho fraca ou forte, levando em consideração este e outros itens.

Na verdade, a Cultura de Segurança em uma empresa, vai além do pleno uso do EPI, ou mesmo na apresentação, ou cumprimento das normas legais.

O cumprimento das NR`s, podem demonstrar que a empresa cumpre os requisitos mínimos, mas pode não significar que tem uma cultura de segurança forte ou fraca.

A Cultura de Segurança, segundo Redfield, um pesquisador do início do século, é definida como sendo, conhecimentos compartilhados manifestos em atos e artefatos.

Eu pessoalmente gosto muito desta definição, pois amplia nossa visão sobre a cultura de segurança do trabalho nas empresas.

Entendimentos compartilhados, são manifestados quando eu reconheço o valor da segurança, quando eu interajo, me expresso, debato, participo das definições da empresa, aprendo com os erros, mas principalmente, quando eu me sinto parte do problema e de sua resolução.

Não há geração de valor, quando não há participação, debate, entendimento sobre o problema e suas resoluções. Levar procedimentos prontos para que o trabalhador cumpra, sem ouvir as partes não gera valor, consequentemente, não gera cultura de segurança.

Se você prevencionista, quer gerar cultura de segurança na sua empresa, comece pela implantação da segurança psicológica baseada nos princípios básicos da interação, expressão, no aprender e pertencer ao grupo. Sem estes princípios básicos, é pouco provável que você ou sua empresa, consigam elevar a cultura de segurança, como princípio básico. 

Fonte 

https://www.facebook.com/1749812111957659/posts/2992132847725573/?d=n



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...