segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Curso o Papel da Mulher na Construção de um Brasil Mais Seguro


Por Laercio Silva

Jornalista com especialização de Higienista e Engenharia de Segurança do Trabalho.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública promoveu um curso de liderança feminina na área de Segurança Pública em Brasília, com o intuito de encorajar a participação de mulheres em cargos de liderança. O evento contou com a presença de autoridades e mulheres líderes do setor, que discutiram a importância da presença feminina na segurança pública e os desafios enfrentados por mulheres que buscam liderar nas forças de segurança. O curso ressaltou a necessidade de políticas de empoderamento feminino no serviço público de segurança e promoveu a igualdade de gênero nas organizações. A presença de mulheres em posições de liderança foi destacada como fundamental para um Brasil mais seguro e inclusivo.

Durante o curso, foram compartilhadas experiências reais e relatos sobre a participação das mulheres nas organizações de segurança pública. Também foram discutidas as dificuldades que as mulheres enfrentam ao tentar ocupar cargos de liderança na gestão pública, com o objetivo de promover a inclusão feminina nesses espaços.

O evento contou com a presença de autoridades e mulheres líderes do setor, que debateram os desafios enfrentados por mulheres que buscam comandar as forças de segurança.

Curso foi realizado ao longo de 4 dias, de 17 a 20 de setembro com uma programação repleta de palestras e uma aula magna ministrada pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia. O evento contou com a participação ministro Ricardo Lewandowski, secretário Nacional de Segurança Pública Mario Sarrubbo, dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Mulher, da Gestão e Inovação, da Igualdade Racial, do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas, além de outras lideranças da Federação, contou com a participação de 42 mulheres de diferentes órgãos de segurança de todo o país, entre as participantes estavam integrantes de diversas instituições, como Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros, Polícias Penais e Guardas Municipais, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Minha sobrinha Dra. Mirtis Daniele, recebendo certificado de conclusão do curso.
 
“Um sonho que eu não sonhei e mesmo assim realizei. Nunca imaginei a possibilidade de um participar de um seminário e curso desta magnitude, de construir uma rede de apoio tão especial. Quando escrevi a minha carta de intenção para participar da seleção não fazia ideia da dimensão do presente que estaria concorrendo ganhar. Agradeço primeiramente a Deus por toda a graça e misericórdia recebida, agradecer todo apoio recebido do meu secretário Dr. João Alves a minha amiga e incentivadora  ao apoio da minha família ao suporte nas minhas demandas profissionais junto à CTC das minhas amigas e meu compadre Shesno. Gratidão me define”. Mirtes Daniele.

Temas abordados no curso:

- O papel da mulher na construção de um Brasil mais seguro

- Mulheres na liderança e o pacto pela redução das desigualdades de gênero e raça

- Mulheres, paz e segurança a nível internacional

- Liderança e inclusão

- Mulheres no serviço público

- Liderança, gestão e serviço público

- Mulheres na segurança pública

- Liderança e gestão de pessoas

- Barreiras na progressão de carreira na segurança pública

- Liderança e comunicação

- Raça e mulheres na liderança

- Atuação em rede na prevenção e redução da violência

- Fortalecimento da liderança de mulheres no SUSP  

Registro fotográfico 





Vídeo Seminário Mulheres na Liderança por um Brasil mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...