quarta-feira, 24 de março de 2021

Educadora da Fundacentro/RS, não resistiu às complicações da covid19 e faleceu.



Por Hélio Lopes

Educador Fundacentro PE.

 

Lamentamos informar que nossa colega e amiga Maria Muccillo, educadora da Fundacentro/RS, não resistiu às complicações da covid19 e faleceu hoje 24/03 pela manhã em Porto Alegre.


Técnica de Segurança do Trabalho, Pedagoga com Licenciatura Plena em Psicologia, Sociologia da Educação, Didática e Relações Humanas, Pós-graduada em Orientação Educacional, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais e Organizacionais.

 

Em seus 40 anos na Fundacentro, a professora Muccillo, desenvolveu vários estudos e pesquisas sobre SST nos mais diferentes setores econômicos. Além de ter coordenado e atuado em ações educativas, congressos, seminários e eventos de atualização das normas regulamentadoras da nossa área

 

Lembro-me da última vez em que estive com Maria Muccillo: foi num debate sobre a NR-29 durante o 13º Congresso Nacional dos Estivadores, em Porto Alegre, em agosto/2018.


Resta-nos as boas lembranças dela que ficarão eternizadas.

 

Muccillo era gaúcha e, assim, nada mais oportuno que resgatar os versos do seu conterrâneo e escritor Érico Veríssimo:

 

“Na rua, a chuva; nos corações, o tempo; no tempo, o vento. A noite prossegue, o tempo não pára e o vento, para sempre, avivará a recordação deste encontro. O resto é silêncio !”


Opiniões

Professor Aloísio da Silva Lima

Engenheiro de Segurança do Trabalho

É uma tristeza. 300 mil vidas fazendo falta às suas famílias, amigos, sociedade. Mais uma pessoa a compor o lamentável quadro de um país onde a vida vale muito pouco.

Que Deus a guarde e proteja a sua família. 


José Augusto Professor 

Consultor, Técnico de Segurança e Jornalista

Muccillo em junho/2003 escreveu em meu livro Ciências Sociais e Políticas na Área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – LTr Editora Ltda, o seguinte comentário” A obra registra as passagens de momentos importantes e nos dão a real dimensão do trabalho cultivado nas intempéries dos diferentes interesses políticos que gravitam sobre a categoria: ora discursando pela valorização, ora pressionando nos bastidores pela não extinção”. Este foi um comentário entre outros escritos por ela no meu livro. Ela deixa um legado importantíssimo na história da SST do Brasil, com suas contribuições e participações em inúmeros momentos (inclusive no CBO dos TSTs – 3516-05). A categoria enlutada lhe agradece. Muito Obrigado Muccillo! Descanse em Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...