quarta-feira, 10 de março de 2021

O perigo do uso do celular em postos de combustíveis

 

MITO OU VERDADE?

 

O uso de celular pode causar incêndio ou explosão em postos revendedores de combustíveis?

 

Eis uma questão importante a ser tratada. Vamos abordar os riscos envolvidos nesta prática e daremos algumas dicas de prevenção, pois tem sido cada vez mais frequente a oferta de aplicativos de descontos, APP, e programas de promoção quando do abastecimento de veículos.

 

Sempre observamos anúncios nos postos de combustíveis sinalizando a proibição de celulares devido aos riscos envolvidos, pois tais aparelhos eletrônicos são uma importante FONTE DE IGNIÇÃO. E quando se fala em fonte de ignição, lembramos logo do conceito de “ÁREAS CLASSIFICADAS”.

 


Áreas classificadas são assim chamadas por apresentarem riscos de explosões em condições normais e/ou anormais de uso, devido aos gases, névoas, poeiras ou vapores presentes no ambiente. Estas substâncias formam uma “ATMOSFERA EXPLOSIVA”.

 

Mas para uma explosão acontecer, é necessária a existência de 3 elementos:

 

A substância inflamável ou combustível;


O comburente - no caso, o oxigênio presente no ar;

 

A fonte de ignição - por exemplo, uma faísca produzida pela bateria do celular.


O aparelho celular, portanto, não deverá ser utilizado nas áreas de abastecimento dos veículos. seu uso deverá ser restrito à área externa do posto, obedecendo ao distanciamento mínimo (1,80 m da área classificada) exigido na legislação de segurança e saúde no trabalho.

 

Respeite as placas de sinalização existentes nos postos de combustíveis sobre o uso de aparelhos celulares nesses locais. E também não se esqueça de alertar os demais passageiros do veículo, incluindo as crianças.

 

Fonte https://www.postoseguro.com/post/o-perigo-do-uso-do-celular-em-postos-de-combust%C3%ADveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...