segunda-feira, 29 de março de 2021

Qual é o contexto da segurança e saúde no trabalho no avanço da indústria 4.0?

Qual é o contexto da segurança e saúde no trabalho no avanço da indústria 4.0?

 

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

 

A quarta revolução industrial é a grande novidade e assunto central para a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A indústria 4.0 já é uma realidade, por isso saber gerir a segurança e saúde no trabalho é imprescindível, tanto para cumprir as exigências técnicas e requisitos legais, quanto para melhorar a competitividade das empresas industriais.

Com relação a Segurança e Saúde no Trabalho (SST), o que temos de inovação tecnológica:

 

Wearables: Diagnóstico, monitoramento e maior participação do sujeito na gestão da sua saúde. Torna o acesso mais fácil, conferem maior autonomia aos sujeitos e favorecem o autocuidado apoiado.

 

Monitoramento vital online: Sinais motores (atividade física) e fisiológicos (pulso cardíaco, resposta galvânica da pele (GSR), frequência respiratória, ondas cerebrais), acompanhando o estado do usuário por longos períodos de tempo.

 

Precisão diagnóstica individualizada: Inteligências artificiais e profissionais de saúde serão capazes de fornecer diagnósticos mais precisos e personalizados, além de permitir que doenças sejam diagnosticadas em estágios muito mais precoces.

 

Aprimoramento das habilidades humanas: Cognição, audição, visão e mobilidade. Exemplos: as interfaces entre cérebro e computador, os wearables e exoesqueletos. Estes dispositivos mecânicos se encaixam no corpo do usuário e trabalham em conjunto com os movimentos do usuário.

 

Drones nos planos de ação em segurança do trabalho: Áreas perigosas ou contaminadas e espaços confinados podem ser verificadas evitando a exposição de trabalhadores a esse ambiente insalubre.

 

Big Data e sensores para identificar anomalias e análises preditivas: Exemplo Se um equipamento apresenta vibração excessiva ou superaquecimento em determinado ponto, o sistema gera um alerta, e a equipe de manutenção entra em ação para prevenir essa falha.

 

Acompanhamento de variações e anomalias com precisão sem expor os técnicos.

 

Vale lembrar que evitar acidentes de trabalho não envolve apenas eliminar os riscos físicos, mas também os psicossociais e nunca praticar a precarização nas relações do trabalho.

 

Infraestrutura tecnológica mais eficiente = profissionais executam as atividades de forma mais adequada em um ambiente mais tranquilo, evitando o estresse e, consequentemente, sendo mais produtivos.

 

Segurança do Trabalho: A segurança do trabalho está longe de ser uma questão nova. Está entre as maiores preocupações de grandes empresas. O problema é que quase todo o conhecimento acumulado ao longo de décadas sobre este assunto, são aqueles voltados para as questões tecnicistas e legais e não humanísticas, principalmente quando é ignorada a segurança baseada no comportamento humano.

 

Com fábricas cada vez mais automatizadas e máquinas inteligentes, o viés da segurança do trabalho muda um pouco, pois a preocupação passa a ser menos manuais de conduta e mais robustez nos sistemas de informação e prevenção de problemas na comunicação entre as máquinas, sendo fundamental trabalharmos os aspectos humanísticos e comportamentais.

 

Ela é apontada como o caminho natural para aumentar a competitividade do setor, e toda essa tecnologia está influenciando o Mundo do Trabalho e a SST, e se faz necessária uma Gestão dos Riscos potenciais à segurança e saúde no trabalho, através de orientações e suportes necessários, através de uma Consultoria como a JS TÉCNICAS & SOLUÇOES e nossos parceiros.

 

Para saber mais sobre esta matéria, suporte e contratação de nossos serviços, tais como: GRO PGR, Implantação de Gerenciamento em SST, atualização da documentação e dos treinamentos/cursos, Software para sistematizar o sistema de gestão (GRO) e alimentar dados e documentos do PGR, ligue para 11 99320-8637, clique comercial@js.srv.br ou augusto@js.srv.br para contato via email.

 

No nosso site www.js.srv.br acesse outros newsletters sobre outros temas:

 

NOTA: O governo federal lançou a Agenda Brasil para a Indústria 4.0 em 2019, que é um conjunto de iniciativas que visa promover o desenvolvimento da Indústria 4.0 no país. O plano terá validade para o período de 2019 a 2022, devendo ser avaliado e revisado periodicamente.

José Augusto da Silva Filho - Consultor Técnico em SSO, Instrutor do Curso GRO PGR (presencial, EaD e ao vivo), Jornalista e Escritor. JS Técnicas & Soluções - Barueri - SP. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...