sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Todas as unidades de ensino da rede municipal de JP participam do projeto ‘MPT na Escola – 2023’

 


Por Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou na manhã desta quarta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o primeiro momento de capacitação de assistentes sociais das escolas da rede municipal de João Pessoa que irão trabalhar o projeto ‘MPT na Escola – 2023’. A capacitação foi ministrada pela procuradora do Trabalho e coordenadora Regional da Coordinfância/MPT, Maria Edlene Lins Felizardo, e contou com a presença da secretária executiva da Sedec, Luciana Dias.

“Nós queremos os alunos nas escolas, estudando e aprendendo, e não trabalhando. Então, essa conscientização nasce na escola com os nossos profissionais fazendo esse trabalho e desenvolvendo as atividades com os alunos. O MPT vem com esse prêmio, que estimula a criatividade dos nossos alunos, essa vontade de participar e desenvolver esse trabalho”, disse Luciana Dias.

Em 2022, 15 escolas da Rede Municipal de João Pessoas participaram do ‘MPT na Escola’. Este ano serão 100% das unidades, o que chamou a atenção da procuradora do Trabalho.

“Eu fiquei extremamente feliz e inclusive surpresa, porque é um grande desafio. Para o MPT, quanto mais escolas participando melhor. Isso só nos fortalece para que essa mazela do trabalho infantil seja extirpada de vez da nossa sociedade. Está de parabéns a Prefeitura de João Pessoa”, disse com alegria a procuradora.

Também participaram da capacitação representantes das prefeituras de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo que coordenam o projeto em suas cidades. Integram ainda do projeto as cidades de Mamanguape, Guarabira, Sapé, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

Concurso – Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, a iniciativa premia os melhores trabalhos escolhidos em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

O prêmio será dividido em dois grupos: Grupo 1, destinado a estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental I e Grupo 2, voltado para estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental II.

“É uma parceria de suma importância visto que as causas e as consequências do trabalho infantil têm uma incidência, uma repercussão direta sobre a educação dessas crianças e adolescentes. A previsão é que as escolas possam trabalhar o projeto até o mês de junho, que é o mês do enfrentamento ao trabalho infantil mundial”, explicou a coordenadora municipal do projeto, Alcilene Andrade.

‘Prêmio MPT na Escola 2022 – Etapa Estadual’ – No ano passado a aluna da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, localizada no bairro de Jaguaribe, Esther Maria de Almeida Lima, do 5º ano, ficou em primeiro lugar na categoria ‘Desenho’. O título do trabalho de Esther Maria foi “Lugar de criança é na escola”.

Também foram premiadas nesta etapa a aluna Mayra dos Santos Silva, do 6º ano, na categoria ‘Desenho’ e a aluna Natália Leandra dos Santos, 7º ano, ficou em terceiro lugar na categoria ‘Conto’. Ambas são da Escola Municipal Professora Anayde Beiriz, no bairro das Indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...