quarta-feira, 1 de março de 2023

Campina Grande notificou ano passado quase 160 casos de LER/DORT


Por Francinete Silva 

Campina Grande notificou ano passado quase 160 casos de LER/DORT

Campina Grande registrou ano passado 159 casos de LER/DORT– Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), quantitativo este avaliado pelas instituições que atendem trabalhadores com adoecimento relacionado ao trabalho, como sendo baixo, ou seja, representa subnotificações dessa problemática. Em todo o Estado, o total de notificações em 2022 atingiu o patamar de 627, enquanto no Brasil o número atingiu 102.986 casos da doença.

Em Campina os casos foram noticiados pelo CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região (09); CERAST - Centro de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (145);  Unidade Básica do Novo Cruzeiro (03) e Unidade Básica do Velame (02). Os dados relativos a 2023 ainda serão consolidados no final do primeiro trimestre.

Para lembrar o DiaMundial de Combate às LER/DORT, que ocorre em 28 de fevereiro, o CEREST-CG promoverá uma vasta programação, com destaque para o treinamento destinado aos fisioterapeutas da rede municipal,  sobre Notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho com ênfase na LER/DORT.

De acordo com a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, o evento é de grande importância tendo em vista a necessidade desses profissionais serem capacitados para identificar os casos de LER/DORT dos trabalhadores, que eventualmente procurem os serviços de saúde da rede municipal. O Treinamento acontecerá no auditório do CERAST, no período da manhã.

ENTENDA MAIS SOBRE LER/DORT

O Ministério da Saúde define a LER/DORT como “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...