sábado, 25 de março de 2023

Presidente da CEHAP participa do Encontro de Moradia em Patos e fala da entrega do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu I e II.



A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba – CEHAP, Emília Correia Lima, participou na sexta feira, dia 24 de março do Encontro da Moradia, promovido pela FEPAMOC – Federação Paraibana do Movimento Comunitário, UMAC- União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, UAC- União das Associações Comunitárias de Patos e Região e também pela CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, onde foi discutido o novo programa minha casa minha vida do governo Lula, a entrega do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu I e II, com 856 apartamentos que deve ser entregues no segundo semestre deste ano, logo depois das festas juninas.

A presidente disse que as famílias cadastradas estão sendo visitadas desde o mês de março e que esse trabalho deve prosseguir até o mês de junho e meados de julho do corrente ano, pois existem mais de 5 mil inscritos no município junto a companhia de habitação.

Sobre a entrega das escrituras aos moradores dos conjuntos já existentes, a mesma afirmou que está organizando, citando os moradores do Conjunto Bivar Olinto, mas o esforço é organizar de todos os moradores em Patos.

Em seguida foi aberta a discussão com os presentes , onde muitos se inscreveram, fizeram suas perguntas, tendo sido respondidas pela presidente e pelo gerente de programas e projetos da CEHAP.

O encontro contou com a presença também do Secretário Executivo da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, do Secretário Municipal de Articulação Política de Patos, Sávio Salvador, do representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Kaio e diversas lideranças dos sem teto, comunitárias do município.

O vice presidente da FEPAMOC no litoral, Luiz Costa enfatizou a necessidade do fortalecimento da luta pela moradia em Patos e na região e destacou o papel do movimento comunitário nessa luta.

O presidente da UMAC, Roberto Lima, disse que além da moradia na zona urbana, se faz necessário construir moradias na zona rural e propôs a presidente da CEHAP, uma visita ao Assentamento Patativa do Assaré no Distrito de Santa Gertrudes, onde existe a possibilidade de se construir moradias, pois fica as margens da BR 230 e existe um grande número de famílias sem ter onde morar.

O presidente da UAC, Zé Ilton defendeu que Patos precisa de mais moradia e as entidades comunitárias estão retomando essa luta depois de 4 anos de desgoverno e políticas zero para a moradia pelo ex-presidente e agora com Lula tende a avançar e ter mais casas para os que ainda não tem onde morar.

O vice presidente da FEPAMOC no Sertão e Alto Sertão, vereador Zé Gonçalves (PT), destacou a importância do encontro, a participação da presidente da CEHAP e a necessidade de entrega do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu I e II em Patos.” Esse encontro está sendo coroado de êxito. Estamos aqui com dois secretários de Estado ( Emília e Bivar Duda), além das lideranças comunitárias e dos sem teto em Patos, demonstrando que o caminho é a organização do povo “, disse o mesmo.

Zé Gonçalves afirmou ainda que com o novo governo Lula, os movimentos sociais tem que avançar nas lutas e na organização, mas fazendo também planejamento de suas ações e uma delas é a luta por moradia digna para os que não tem onde morar.” Passamos 4 anos penando nas mãos do genocida Bolsonaro e hoje estamos com o presidente Lula, onde as políticas públicas estão voltando, melhorando assim a vida do povo “.

Por último, Gonçalves disse que o orçamento deixado por Bolsonaro foi de 34 milhões para a moradia, dinheiro insuficiente para construir casas para o povo.

A UAC, UMAC, FEPAMOC, CONAM e demais Associações irão fazer o trabalho de base, junto a todas as comunidades rurais e urbanas de Patos.

Fonte

http://agorapatos.com/2023/03/24/presidente-da-cehap-participa-do-encontro-de-moradia-em-patos-e-fala-da-entrega-do-conjunto-habitacional-sao-judas-tadeu-i-e-ii/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...