sábado, 2 de novembro de 2019

João Pessoa-PB recebe Campanha Nacional Contra Acidentes na Construção


No Sinduscon-JP discute segurança do trabalhador na Construção Civil

CANPAT Construção tratou da prevenção de acidentes em canteiros de obras de João Pessoa

Atento aos cuidados com os colaboradores da Construção Civil, Sinduscon-JP sediou nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – Canpat Construção 2018/2019, cujo tema foi ‘Mais prevenção, menos Quedas’ se concentrando em soluções para reduzir a incidência de acidentes em canteiros de obras, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais seguro e produtivo. O trabalho em altura é responsável pelo maior número de ocorrências de acidentes registradas na indústria da construção do Brasil.

Diante dessa realidade, a cidade de João Pessoa foi a 13ª cidade a realizar essa iniciativa desenvolvida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, por meio da Comissão de Política de Relações Trabalhistas – CPRT e Serviço Social da Indústria – Sesi Nacional. De acordo com dados mais recentes do Ministério do Trabalho, em 2018, ocorreram 18 acidentes por queda em construção de edifícios, na Paraíba, que tem, atualmente, o terceiro menor percentual de acidentes de trabalho no setor da Construção Civil do Nordeste, resultado de um trabalho de conscientização e fiscalização por parte dos órgãos competentes no Estado que vêm se intensificando a cada dia mais. Em 2017, acidentes por quedas foram responsáveis por mais da metade, 57%, de todos os acidentes graves ocorridos no País.

Na ocasião, o vice-presidente de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, salientou que João Pessoa teve o maior alcance em número de trabalhadores, empresas e canteiro de obras visitadas, com o objetivo de disseminar a cultura de segurança e trabalho seguro no canteiro de obras.  “O setor organizado da Construção tem muitas políticas adotadas e nós precisamos passar isso para o Brasil inteiro. Segurança do trabalho não é um encosto, nem um custo. É um investimento que dá lucro às empresas devendo ser um caminho a ser seguido constantemente”, destacou.

Segundo dados revelados, durante a Apresentação dos Resultados das Ações Prévias realizadas nos canteiros de obras, pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Sinduscon-JP, Daniel Pedro, foram visitados um total de 21 canteiros de obras na cidade, ao longo de todo o mês de outubro, resultando na capacitação e sensibilização de um total de 1.116 trabalhadores que atuam nessa área, além da disseminação de conteúdos para os gestores que executam as atividades nos canteiros de obras. “Em um ano, dentro da atual gestão, 1.690 trabalhadores receberam treinamentos e participaram de palestras referentes à prevenção dos acidentes de trabalho de modo geral”, acrescentou.

Durante a abertura da CANPAT Construção, o presidente do Sinduscon-JP, José William Montenegro Leal, recebeu uma homenagem da CBIC em referência aos esforços envidados pelo Sindicato para a redução dos acidentes e promoção à qualidade de vida dos colaboradores, os quais foram notadamente reconhecidos em nível nacional. “Esse momento demonstra a responsabilidade desta instituição e dos empresários de João Pessoa, o zelo e a busca constante por realizar ações para que tenhamos um canteiro de obras mais saudável, seguro e produtivo, sendo a continuidade da casa do trabalhador, visto que passamos mais horas no trabalho do que em casa”, agradeceu.

José William enfatizou, ainda, que o setor que vem buscando aperfeiçoar as relações entre construtores e colaboradores registra atualmente, em João Pessoa, o menor número de acidentes. “Seria ideal que nenhum caso tivesse sido registrado e esse tem sido o caminho perseguido, inclusive, com a parceria do Sitricom, Fundacentro e Sistema S para melhorar ainda mais esse processo de treinamento e conscientização por meio de palestras”, afirmou.

O evento que teve a parceria do SESI, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho e o apoio do CREA-PB, Seconci-DF e Sesi-PB contou com as presenças, entre outros, do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – Fiep, Francisco de Assis Benevides Gadelha,  vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e Mobiliário- Sitricon, Edmilson da Silva Souza e do Superintendente regional do Trabalho e Emprego da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, Abílio Sérgio Vasconcelos.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) também prestigiou o evento. Na ocasião, ele falou acerca da importância da Reforma Tributária para alavancar o setor que, lembrou ele, se configura como um dos termômetros para medir a economia do nosso país, visto que ao passo que o crescimento é retomado, o aumento da produtividade gera mais empregos e, consequentemente, maior renda.

O workshop realizado para abordar temas sobre a prevenção de quedas durante o trabalho em altura, também tratou de ‘Segurança e Saúde no Trabalho’; ‘Atualização e Substituição do eSocial’ e ‘A Plataforma Digital para Gestão de Programas de Saúde e Segurança na Indústria’.

Isabel Fonsêca


Vídeos e fotos

Por Laercio Silva




Reencontro de alguns membros do CPR-PB no Sinduscon JP em João Pessoa – Campanha “Mais prevenção, menos quedas”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...