quarta-feira, 25 de março de 2020

Empresas passam a adotar medidas de contenção contra o coronavírus no ambiente ocupacional


Por: Eli Almeida - Campina Grande/PB

Empresas do segmento industrial de Campina Grande/PB estão aderindo inciativa para evitar aglomeração de trabalhadores e adotam medidas para combater a propagação do novo Coronavírus no ambiente ocupacional. 

Com essa decisão o setor produtivo se junta a outras atividades econômicas, como comércio, escolas, universidades e instituições públicas, na luta contra a pandemia do Covid-19.

As ações estão sendo desenvolvidas por profissionais das áreas de medicina e segurança do trabalho e de recurso humanos, visam disseminar medidas educativas de higiene pessoal e coletiva nos postos de trabalho, bem como de orientações para prática de comportamento preventivo, para o enfrentamento da pandemia.

Entre as medidas de prevenção algumas indústrias estão compartilhando em diversos ambientes laborais cartazes informativos que indica como cada funcionário deve proceder com a higienização das mãos e de utensílios de trabalho, como computador, teclado e mouse.

Fábricas estão suspendendo viagens de seus funcionários e participação deles em eventos com a presença numerosa de pessoas, além disso, gestores empresarias estão orientando trabalhadores para não receber fornecedores.

Participação dos profissionais especializados. Os setores de recursos humanos e de medicina e engenharia de segurança do trabalho estão criando canais de comunicação para que sejam informados possíveis casos, suspeitos de infecções de parentes dos trabalhadores, quando em viagens ao exterior, e de como agir junto ao serviço médico da empresa e de instituições de saúde de pública. 

O trabalho fora do ambiente ocupacional é uma das medidas de prevenção entre muitas empresas. O Home Office, escritório em casa, outra alternativa que surge para inibir o avanço do novo coronavírus.

Nos últimos dias duas empresas de grande porte decidiram interromper suas produções, sendo que uma reduziu o quadro de funcionários na linha de produção, isso para não permitir grande quantidade de empregados no setor, que entraram de férias coletivas, outra indústria suspendeu atividades temporariamente.

Embora exista um entendimento para o isolamento das pessoas em suas residências, fábricas ainda continuam em pleno ritmo de produção, alheias às orientações das autoridades, pondo em risco à vida de trabalhadores.

Conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ambiente de trabalho é um local onde infecções respiratórias como o novo coronavírus têm grande potencial de multiplicação.

Ainda de acordo com a OMS, nesses ambientes medidas também são necessárias quanto à propagação do coronavírus.

Por suas características de meios produtivos, são espaços em que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, produtos, equipamentos e outros materiais que podem servir de alojamento para o vírus por horas.

Fote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...