sábado, 22 de outubro de 2011

O PAPEL DOS SUPERVISORES

         O desafio maior dos gerentes e supervisores é como obter e manter o cumprimento da legislação e das normas internas dentro da empresa. O principal aspecto nesta questão é garantir que estes líderes sejam o exemplo dentro da organização através de atitudes pró-ativas com relação às questões de segurança, saúde, qualidade e meio ambiente na melhoria contínua das condições de trabalho.

         A alta administração da empresa por sua vez, deve determinar as diretrizes através de sua política de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente. As pessoas estão muito mais propícias, disponíveis a cumprir as normas e procedimentos quando possuem o exemplo dos seus líderes, em todos os seus níveis. Os gerentes e supervisores devem ser questionados sobre o modelo de liderança transmitido aos trabalhadores, com atenção para os seguintes aspectos:

. Com que freqüência as normas não são seguidas?
. Com que freqüência as pessoas são reconhecidas por suas atitudes pró-ativas?
. Como é o comportamento dos líderes diante dos procedimentos a serem seguidos?
. Com que ênfase são transmitidas as necessidades do cumprimento dos procedimentos e da legislação?

           Um dos aspectos básicos no gerenciamento é não concentrar esforços nas conseqüências e sintomas e sim nas causas, procurando entender porque as pessoas deixam de cumprir os padrões de desempenho ou não fazem o que se supõe que deveriam fazer. Alguns aspectos devem ser descobertos e implantados para tentar entender o comportamento dos trabalhadores, que diante das situações adversas decidem erradamente o que fazer, causando os acidentes.

           A maioria das razões, com certeza, diz respeito ao modelo de gerenciamento apresentado pela administração e seus prepostos. Em muitos casos, os trabalhadores possuem uma grande deficiência de informação, motivação e treinamento. Cabe à empresa, criar mecanismos alternativos para garantir a melhoria dos recursos humanos, pois os trabalhadores são e sempre serão o maior patrimônio da empresa.

          Temos que atuar na disciplina preventiva, que significa trabalhar os líderes nos aspectos educativos que possam evitar as atitudes que levam o não cumprimento dos procedimentos internos, evitando a ação disciplinar corretiva. Aqui estão alguns aspectos que devem ser trabalhados para garantir o cumprimento dos procedimentos:
. Assegurar que as regras sejam conhecidas e a razão da sua necessidade;
. Enfatizar porque o cumprimento dos procedimentos são de interesse do trabalhador;
. Instruir os trabalhadores sobre os métodos e práticas adequadas ao trabalho;
. Avaliar a capacidade física e psicológica do trabalhador de executar uma tarefa, considerando a possibilidade de deslocá-lo para outra com menor grau de exigência, impedindo que um erro grave e previsível aconteça;

             Devemos ter a capacidade de assimilar situações de risco, como por exemplo:
.Trabalhador exercendo uma tarefa inadequada, Treinamento inadequado, Comunicação deficiente, Condições de trabalho inadequada, Fracasso ao detectar preventivamente os sinais de um trabalhador com problemas, Instruções deficientes e/ou inadequadas.

 “Nunca tratar as pessoas como máquinas, não respeitando suas limitações técnicas, físicas e psicológicas.”

Por:
SANDRO JAVERT


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...