quarta-feira, 10 de junho de 2020

Capacete de proteção para combate a incêndio estrutural, padrão europeu EN 443: 2008


Por SGT Uirapuru do Bombeiro Militar da Paraíba

Capacetes de bombeiros

Absorção de impacto / choque

O capacete para bombeiros inclui testes de impacto semelhantes aos especificados na EN 397 (embora com um nível de energia maior), além de testes adicionais exclusivos para capacetes destinados a bombeiros. A área ao redor da coroa do capacete é impactada usando um método de atacante em queda, semelhante ao exigido pela EN 397. Um atacante hemisférico de 5 kg é jogado no capacete montado em uma cabeça rígida de tamanho adequado a uma altura suficiente para gerar 123J (aproximadamente 2,5 metros), com uma força transmitida máxima permitida de 15kN. O restante da área de proteção do capacete também está sujeito a um impacto de pequenos projéteis - uma bola de aço de 6 mm de diâmetro é disparada contra o capacete a uma velocidade de pelo menos 120 m / s (268 mph), sem penetração da bola ou material do capacete através do capacete para entrar em contato com a cabeça abaixo do permitido.

Penetração

Os capacetes de bombeiro estão sujeitos a um teste de penetração usando um atacante em forma de lâmina. O atacante (lâmina pontiaguda, de 6 mm de espessura, 0,25 mm de largura, 1 kg de massa) cai sobre a carcaça do capacete a uma altura de 2,5 m (impactos na coroa) ou 2 m (sem coroa), sem penetração da lâmina através o capacete permitido. Os testes são realizados após condicionamento à luz UV, choque térmico (baixa temperatura imediatamente seguida por alta temperatura, imersão em água e depois alta temperatura novamente), contato com solvente e alta temperatura (50 ° C), baixa temperatura (-10 ° C, -20 ° C, -30 ° C ou -40 ° C) ou imersão em água.

Requisitos de concepção

A maioria das especificações para capacetes de proteção inclui vários requisitos para o design de um capacete, além dos requisitos específicos de desempenho. Normalmente, elas abrangem a área de cobertura fornecida pelo capacete, bem como o campo de visão oferecido ao usuário quando usado. Eles também podem cobrir uma série de requisitos ergonômicos e de segurança, como folga entre a cabeça e a concha do capacete (principalmente no caso de capacetes industriais).

Sistema de retenção

Os capacetes só podem proteger a cabeça quando eles estão sendo usados ​​e, portanto, os meios para reter o capacete na cabeça do usuário requerem tanta atenção quanto o restante da proteção da cabeça e, portanto, estão sujeitos a uma série de testes. O teste específico realizado depende do tipo de capacete, mas são realizados dois testes principais:

Força do sistema de retenção:O sistema de retenção (em particular, a cinta do queixo) é submetido a uma força, aplicada estaticamente ou dinamicamente, para garantir que é improvável que a cinta falhe no ponto em que é mais necessário. No caso de capacetes industriais, no entanto, é desejável que a tira do queixo não cause um risco de estrangulamento e, portanto, não seja muito forte e, portanto, as correias precisam incluir um elemento de rompimento nas ancoragens, com o objetivo de falhar dentro de um determinado local. faixa de carga.Normalmente, o capacete, incluindo a cinta do queixo, é montado em uma cabeça de tamanho adequado, com a cinta do queixo montada em um queixo artificial (consistindo de dois rolos montados em uma armação), onde a cabeça da cabeça permanece estática ou no queixo. a própria cabeça, onde a cabeça é usada para aplicar dinamicamente a força.

Eficácia do sistema de retenção: os capacetes são submetidos a uma carga de choque, aplicada na parte traseira ou na frente do capacete, na tentativa de puxar o capacete para fora da cabeça. O objetivo é considerar o risco de o capacete pegar um obstáculo e ser acidentalmente arrancado da cabeça do usuário. A carga de teste (aplicada com uma massa de queda de 10 kg) é aplicada, por meio de um sistema de polias, na parte traseira do capacete, quando montada sobre uma cabeça adequada, com a direção do carregamento seguindo direção a aproximadamente 45 ° da horizontal par

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...