quinta-feira, 18 de junho de 2020

Profissionais do segmento segurança do trabalho clamam por emprego


Por: Eli Almeida - Campina Grande/PB

Enquanto cada vez mais o mercado de trabalho vem restringindo o ingresso de profissionais de segurança do trabalho, cenários de irregularidades são vistos cotidianamente, seja no interior das empresas ou em canteiros de obras, onde empregadores e trabalhadores descumprem Normas de segurança.

Embora, tanto estabelecimentos comerciais e industriais, quanto canteiros de obras estejam respaldados pela legislação que não os obrigam ter em seus quadros organizacionais alguns desses profissionais de segurança, algumas atividades ocupacionais com possibilidade de gerar lesões necessitam de um acompanhamento por parte de técnicos ou de engenheiros de segurança.

São esses profissionais que estão habilitados para implantar nas empresas programas laborais contidos na legislação, treinar, fiscalizar e monitorar atividades dos trabalhadores. Resguardando com isso vidas e danos financeiros para as empresas.

Esse deveria ser o entendimento. Não àquele pensamento que ter um profissional prevencionista apenas quando for exigido pela legislação pertinente.

É parte do negócio, também, cuidar da saúde e da segurança das pessoas que ajudam a construir e fazer empreendimentos prosperarem.

Onde poderia existir um profissional de segurança, contribuindo com a prevenção de acidentes, o que se percebe é o descuido. Na verdade, tantos prevencionistas desempregados, tantas irregularidades nas condições de trabalho, por exemplo, nas chamadas obras de pequeno ou médio porte.

E é justamente nesse ramo de atividade comum encontrar postos de trabalhos sem medidas de proteção coletiva e operários que não utilizam proteções ideais para tarefa que realizam, uma delas para o trabalho em altura, como indicado na NR -35.

Quedas respondem por elevado número de acidentes sérios e fatais neste setor, onde proteções coletiva e individual quando implementadas ajudariam a eliminar mortes. Essa é uma das atividades a ser gerida pelos profissionais habilitados em segurança do trabalho.

Promover treinamentos, conscientizar, analisar sua condição de saúde e dispor proteções e ambientes adequados são alguns dos requisitos determinantes para um trabalho com segurança.

Enfim, são técnicos, tecnólogos e engenheiros de segurança do trabalho que se dedicam no cotidiano laboral por meio de suas atividades profissionais, seja no interior das empresas ou em canteiros de obras, para que todos, empregadores e empregados, tenham ambientes de trabalho seguro, saudável e bem mais produtivo.

Nesse momento em que estamos presenciando uma pandemia da Covid-19 com consequências críticas no meio ocupacional, muitos prevencionistas estão aptos para ajudar empresas a lidar com sua gestão de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...