terça-feira, 4 de outubro de 2022

4 de outubro dia do Médico (a) do trabalho, do Agente Comunitário de Saúde e Lei Lucas

No dia 4 de outubro é comemorado em todo mundo o dia dos médicos e médicas do trabalho. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714), considerado o pai da medicina do trabalho.


Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

A data, instituída pela Lei nº 11.585/2.000, homenageia o Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

Lei Lucas

A Lei Lucas nº 13.722/18 foi sancionada no dia 04/10/2018. Muitas pessoas não conhecem essa lei que tem por objetivo primordial proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares. A lei torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.

A necessidade dessa lei foi devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar.

Lucas Begalli, perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas SP, por asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche, não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada chegou a ser transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas acabou falecendo.

Sua mãe Alessandra Begalli, impulsionou a lutar pela criação de uma lei que evitasse que outras crianças passassem pelo mesmo que ela passou ao perder seu único filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...