segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas - DNSSE - Canpat 2022

   

No Brasil, ocorrem milhares de acidentes com crianças e jovens anualmente, que resultam em mortes, incapacitações e internações hospitalares de estudantes. Para transformar essa realidade, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho - SIT e seus parceiros institucionais celebrarão no dia 10 de outubro de 2022 o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que visa implantar uma semente em cidadania em prevenção de acidentes e doenças na mente e corações dos estudantes brasileiros.

Em 2022, o tema será “Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas”, com atividades on-line, por meio de uma aula através do Canal da ENIT no YouTube, aberta a todos os interessados (educadores, prevencionistas, estudantes, pais, mães e responsáveis), bem como atividades presenciais, em que os estudantes serão motivados a expressarem artisticamente o que sabem ou aprenderam sobre prevenção de acidentes e doenças por meio de um CONCURSO CULTURAL. 

Participe!  Assista a live que será transmitida neste Canal do YouTube no dia 10/10/2022, às 09h e participe e estimule as atividades presenciais nas escolas brasileiras.  O futuro de nossas crianças e jovens agradece!

Programação Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Dia 10/10/2022 – 09h

Apresentação: Ana Luiza Horcades, AFT

 

 

Tema

Palestrante/Instrutor

 

09:00

Abertura

Rômulo Machado e Silva, Subsecretário de Inspeção do Trabalho

Mauro Rodrigues de Souza, Secretário do Trabalho

Delaide Alves Miranda, Ministra do TST e Coordenadora do Programa Trabalho Seguro

José Carlos Oliveira, Ministro do Trabalho e Previdência

10

09:10

Palestra 1: Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas

·         Principais acidentes por faixa etária; cuidados dos professores, pais, irmãos e responsáveis.  Medidas de prevenção na escola.

Palestrante 1:Erika Tonelli, Cientista Social (2001), Mestre em Sociologia (2009),pela UNESP. Tem 25 anos de atuação em organizações do terceiro setor na área da infância e juventude, além de longa experiência como professora universitária e do ensino básico. Foi conselheira nacional dos direitos da Criança e Adolescente (CONANDA). Atualmente é Especialista em Entornos Seguros e Protetores, da Aldeias Infantis SOS, em junho 2021, foi a responsável recepção do legado da ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, como parte do nosso enfoque de atuação nos Entornos Seguros e Protetores.

Afiliada SOS Children’s Villages International 

25

09:35

Depoimento Orlandino dos Santos

Gravado

02

09:37

Animações: Ensino Fundamental I

Gravado

07

09:45

Orientações às escolas e Professores

·         Apresentação da Cartilha de Segurança e Saúde nas Escolas e de Orientações sobre uma aula e do concurso cultural.

·         Apresentação da Lei Lucas

Palestantre: Ana Luiza Horcades, Auditora-Fiscal do Trabalho (ou José Almeida Jr)

08

A partir daqui continua somente com o EF 2 e Ensino Médio

09:55

Palestra 2:Procedimentos de emergência e Técnicas de Primeiros socorros. Demonstração da manobra de Heimlich

·         Apresentação pelo socorrista de noções básicas de procedimentos de emergência, primeiros socorros e da manobra de Heimlich.

Palestrante: Cesar Luis Mendes Faria, 1º sargento do Corpo de Bombeiros, bacharel em enfermagem, Pós-Graduado em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermagem do Trabalho,  especialista – SOS - APH

25

10:20

Animações: Ensino Médio

Gravado

07

10:27

Encerramento

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...