sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Cidades onde aviões lançam agrotóxicos têm maior incidência de câncer

 


Hélen Freitas

Da Repórter Brasil/Agência Pública

12/10/2022

Estudo inédito revela que 30% dos agrotóxicos aplicados de avião em plantações de cana-de-açúcar do estado de São Paulo têm associação ao desenvolvimento de câncer.

Para os pesquisadores, essa pode ser uma das explicações para o alto índice da doença em polos da cana-de-açúcar nas regiões de Barretos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São Joaquim.

Embora cruciais para a saúde da população, as informações sobre quais agrotóxicos são aplicados de avião não são abertas ao público e foram obtidas, pela primeira vez, pela *Defensoria Pública de São Paulo*.

Os dados serviram de base para pesquisa da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) sobre a relação entre as doenças que esses agrotóxicos podem causar e as enfermidades que ocorrem nas regiões onde foram aplicados. Chamou a atenção dos pesquisadores a prevalência de casos de câncer e a grande quantidade de pesticidas associados a essa doença.

Foram analisadas as aplicações feitas em 2019 em 63 cidades, todas nas regiões de Barretos, Batatais, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra.

Sete substâncias potencialmente cancerígenas foram encontradas em 12 produtos pulverizados nos canaviais. Em grande parte dos casos, o câncer só aparece depois de anos de exposição aos venenos, sendo difícil fazer a correlação direta entre a aplicação e a intoxicação.

_Não posso afirmar que a pulverização está causando câncer nessas regiões, mas o que a nossa análise mostra é que esse é um fator de risco e que existe câncer acima da média nessas regiões."_

Sônia Hess, engenheira química e uma das responsáveis pela pesquisa

Com uma área plantada superior ao estado da *Paraíba*, a cana paulista abastece os mercados nacional e internacional de açúcar e etanol...

Leia a matéria completa no link https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2022/10/12/sp-cidades-onde-avioes-lancam-agrotoxicos-tem-maior-incidencia-de-cancer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...