O
artigo 19 da Lei nº 8.213/91 define que um acidente de trabalho é aquele que
ocorre durante a execução de um trabalho a serviço de uma empresa, provocando
lesão corporal ou perturbação que resulte em morte ou perda/redução (permanente
ou temporária) da capacidade do funcionário.
Investigar
as causas de um acidente de trabalho é essencial para evitar que ele volte a
acontecer.
Sempre
que ocorre um acidente de trabalho, é necessário fazer uma investigação para
descobrir as causas do problema e tomar as precauções necessárias para evitar
ocorram outros acidentes parecidos. Confira, a seguir, um roteiro com os 5
passos para investigar um acidente de trabalho:
5
passos para a investigação de um acidente de trabalho.
Ajudar
e conversar com a vítima
A
primeira medida a ser tomada é socorrer a vítima, realizando os procedimentos
de primeiros socorros. Após garantir que o acidentado recebeu todos os cuidados
necessários, converse calmamente com ele para descobrir como o acidente
aconteceu. Se a pessoa não puder falar ou estiver muito transtornada, tenha o
cuidado de esperar o momento certo para reviver o acidente.
Nesta
etapa, é fundamental não intimidar ou acusar o acidentado. Deixe que ele fale,
sem fazer interrupções e sem tirar conclusões precipitadas.
Converse
com as testemunhas
Identifique
pessoas que testemunharam o acidente e converse com elas separadamente,
confirmando se as versões batem entre si e com a história relatada pelo
acidentado. Tome cuidado com relatos que já tragam alguma conclusão ou opinião
sobre o evento, e tenha em mente que todos estão afetados e preocupados com o
acidente, o que pode alterar as percepções.
Faça
uma simulação
Após
conversar com todas as pessoas que presenciaram o acidente de trabalho, faça
uma simulação do ocorrido. Esta é uma etapa importante para confirmar os
eventos que levaram ao acidente e identificar possíveis falhas humanas ou de
planejamento. Adote os cuidados necessários para evitar que outras pessoas se
machuquem na tentativa de reproduzir o acidente.
Contextualize
o acidente
Após
ter coletado todas as informações sobre o acidente, verifique a situação da
empresa no dia do acidente. Se a produção estava atrasada ou alguma máquina
estava com defeito, por exemplo, é muito provável que o contexto tenha
favorecido a ocorrência do acidente. Esteja atento para não procurar culpados
pelo problema: a intenção é entender o que aconteceu para evitar novos
problemas, e não julgar os erros.
Elabore
um relatório final
Com
todas as informações sobre o acidente, elabore um documento que registre todas
as etapas da investigação, os depoimentos e as conclusões sobre as possíveis
causas do acidente. Por fim, insira recomendações de medidas que devem ser
tomadas para prevenir a ocorrência de novos acidentes.
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