segunda-feira, 5 de setembro de 2016

SESI lança 100 vídeos sobre segurança na indústria frigorífica e de mineração

O Serviço Social da Indústria (SESI) lançou a segunda edição da série “100% Seguro”. São 100 vídeos educativos com instruções para melhorar a qualidade de vida do trabalhador das indústrias frigoríficas e de mineração. A coletânea traz orientações de especialistas para incentivar as ações de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) dentro das empresas e mostra a importância de estimular o trabalhador a adotar atitudes seguras e, assim, promover um ambiente de trabalho mais saudável.

A primeira edição da série, (assista no Youtube), https://www.youtube.com/watch?v=R_uGTOczM6I

LINGUAGEM DE FÁCIL ENTENDIMENTO - Os vídeos mostram a importância de seguir os procedimentos de segurança, ser proativo, sugerir melhorias, esclarecer dúvidas e o que fazer quando encontrar problemas. Para facilitar a compreensão das pessoas, a série tem linguagem de fácil entendimento e oferece opções de libras e áudio descrição para capacitar igualmente todos os trabalhadores. Os vídeos têm duração média de 6 minutos e legendas em espanhol e inglês.

A especialista em desenvolvimento industrial do SESI Giselle Coelho explica que faz parte da missão da entidade fornecer o necessário para promover a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores da indústria. Segundo ela, os vídeos têm a função de contribuir com os treinamentos obrigatórios de segurança nas empresas. “Levar aos trabalhadores esse conhecimento é de fundamental importância para termos um ambiente de trabalho ainda mais seguro”, afirma.

SESI é referência em serviços de saúde e segurança no trabalho.

Como o SESI contribui para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria?

Para aumentar a produtividade, as empresas devem fornecer ambientes de trabalho seguros e saudáveis, além de fornecer ao trabalhador condições adequadas para realizar as tarefas. Por isso, a coletânea tem o papel de levar o acesso a informações de SST para os trabalhadores, gestores, entidades e sindicatos da área; investir na segurança e excelência dos processos; disseminar ações de SST na indústria; e diminuir o número de acidentes e doenças de trabalho.

Para a produção da coletânea, o SESI contou com a parceria de indústrias dos setores frigoríficos e de mineração, além da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

AÇÕES - Em pesquisa feita pelo SESI, 76,4% dos gestores de empresas acreditam que a importância dada para a saúde e segurança no trabalho, pela indústria brasileira, vai aumentar ainda mais nos próximos cinco anos. A alta importância do tema está relacionada com a preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

O aumento da produtividade também é uma das consequências do investimento em saúde e segurança no trabalho na indústria, de acordo com 43,6% das empresas. Isso porque quanto menos acidentes, menos os trabalhadores faltam por motivos médicos. Além disso, um bom ambiente de trabalho também afeta na motivação dos profissionais.

O SESI oferece diversos serviços em SST como cursos, diagnósticos, exames, programas legais e consultorias, para ajudar as indústrias a promoverem um ambiente de trabalho seguro. Esses produtos ajudam as empresas a agirem preventivamente em assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho e, por isso, se tornarem mais competitivas.



Por Gabriel Aragão
Imagem: Reprodução vídeo
Da Agência CNI de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...