quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Em setembro, a Fundacentro/PE multiplicou ações em 5 estados do Nordeste


Tecnologias de Instrumentação de Higiene Ocupacional: Ruído e Vibração

Dia 4 - Com apoio da Fundacentro e palestra do higienista ocupacional André Rosa, este wokshop foi promovido pela Evoluta e reuniu cerca de 140 participantes no auditório do Campus/Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A Fundacentro se fez presente no evento através do engenheiro Luiz Antonio de Melo e do educador José Hélio Lopes.

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Combustíveis com Ênfase no Benzeno

Dias 11 a 14 - Realizada em Natal, esta capacitação foi promovida pela Fundacentro e contou com apoio do Cerest/RN e Cerest/Natal. Com carga horária de 24 horas, incluiu visita a 2 postos de combustíveis e objetivou discutir um modelo de intervenção das condições de saúde e segurança a ser aplicado neste setor econômico. A turma foi composta por 24 alunos, entre técnicos dos Cerests e da vigilância em saúde, professores, pesquisadores, auditores fiscais do trabalho e profissionais de segurança e saúde no trabalho. Arline Arcuri (pesquisadora da Fundacentro/SP) e Alexandre Jacobina (gestor ambiental/BA) atuaram como docentes. A atividade foi coordenada pelo educador José Hélio Lopes.

Palestra em shopping center

Dia 17 - A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Shopping Tacaruna, conhecido estabelecimento da capital pernambucana, foi aberta com a palestra “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço” conduzida pelo educador José Hélio Lopes.

Divulgação do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário.

Dia 17 - No Recife, reunião no Ministério Público do Trabalho selou a transferência de recursos para locação do auditório do Mar Hotel como local do Congresso. A Fundacentro se fez representar por Maurício José Viana (diretor), Luiz Antonio de Melo (chefe técnico), Marcelo Alexandre Vasconcelos (chefe substituto), José Hélio Lopes (educador) e Roberto Cunha Dantas (chefe técnico substituto). Agendado para o período de 11 a 13 junho/2019, o Congresso ocorrerá pela primeira vez no Norte/Nordeste.

Dia 19 - Em Aracaju, reunião de divulgação do Congresso no Instituto Federal de Sergipe (IFSE) contou com a presença de várias entidades da sociedade civil organizada. A Fundacentro se fez representar pelos servidores Marcelo Alexandre Vasconcelos e Roberto Cunha Dantas.

Dia 21 - No Recife, encontro com a reitora do Instituto Federal de Pernambuco sedimentou o protocolo de intenções entre o IFPE e a Fundacentro que prevê atividades de apoio ao Congresso e outras de interesse comum entre as instituições. A Fundacentro foi representada na solenidade pelos servidores Maurício José Viana, Luiz Antonio de Melo e Marcelo Alexandre Vasconcelos.

Reunião mensal do CPR-PB

Dia 18 - Em João Pessoa, o CPR-PB (Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba) realizou a sua 242ª reunião ordinária. Na ocasião, foi apresentado o case “Nova cultura da construção civil sob a ótica da prevenção de acidentes e relações de trabalho” pelo engenheiro Guilherme Medeiros e pelo estagiário de Psicologia Luiz Matheus. O Comitê da Paraíba é um fórum interinstitucional coordenado pela Fundacentro/PE, tendo completado 22 anos de existência. Sua missão é promover ações voltadas para o trabalho seguro e saudável no setor construtivo.

Seminário sobre o eSocial

Dia 19 - Em Maceió, o CPR-AL (Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção em Alagoas), em parceria com a Fundacentro e outras entidades, promoveram o seminário “O eSocial e os Desafios para a Segurança e Saúde no Trabalho”. Reunindo cerca de 250 participantes, o evento teve como palestrantes os engenheiros Luiz Antonio de Melo (Fundacentro) e Audenor Marinho (AESPE). O mediador da mesa foi o auditor fiscal do trabalho Alexandre Sabino (SRT/AL).

Capacitação sobre espaços confinados

Dia 19 - Em Barra de São Miguel, município do Cariri Paraibano, ocorreu a capacitação de 32 professores e agentes comunitários de saúde com foco na prevenção de acidentes em espaços confinados (poços e cisternas), bem como na política de saúde do trabalhador. Estes profissionais vão atuar como multiplicadores do tema entre a população e nas escolas do município. A iniciativa foi do Cerest/PB, da Fundacentro e da Máximo SMS. Em janeiro/2017, 4 trabalhadores morreram devido à falta de oxigênio durante limpeza de poço artesiano na zona rural do município. Em maio/2018, a Fundacentro e entidades parceiras lançaram um guia com informações sobre medidas de segurança a serem observadas na construção e limpeza de poços/cisternas, atividades estas comuns na região e consideradas de elevado risco.

Prevenção do suicídio em foco

Dia 20 - O Sindsprev/PE (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social em Pernambuco), em sintonia com a temática do setembro amarelo, promoveu para funcionários e diretores uma atividade voltada à prevenção do suicídio. O educador José Hélio Lopes foi um dos convidados, tendo discorrido sobre o tema "Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço”. Ele discutiu o conceito de trabalho a partir de músicas de Luiz Gonzaga e conduziu dinâmica de grupo como estratégia para aprofundar o assunto.

Cartilha sobre trabalhadores terceirizados em telecomunicações

Dia 21 - A convite do Sinttel/PE (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco), o educador José Hélio Lopes participou de mais uma reunião do grupo de trabalho que está elaborando uma cartilha sobre prevenção de acidentes e agravos à saúde entre os trabalhadores das prestadoras de serviços em telecomunicações.

Registros fotográficos











Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...