sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Curso de Agroecologia da UFPB recebe nota máxima em avaliação do MEC


O curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu nota 5, conceito máximo, em parecer do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, foi constatada a excelência do curso em infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, corpo docente e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).


“Desde a sua implantação em 2010, passou por duas avaliações nas quais obteve o conceito 3. Com base no relatório da última, realizada em abril do ano passado, esforços foram empreendidos no sentido de mitigar as carências apontadas, ampliando as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, inclusive com inovações tecnológicas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade”, conta Silvânia Maria, coordenadora do curso.

Para ela, com a nota conquistada, o curso ganha notoriedade e eleva o nome da UFPB entre as melhores do país. “Esta conquista é fruto de um processo sério e comprometido, no qual merece destaque a competência dos profissionais e estudantes que compõem o curso. Gratidão é a palavra que exprime a emoção de todos os envolvidos”.

Entre as ações desenvolvidas, há a oficina “Cores de solo”, ministradas por veteranos do curso, para pintura de paredes do prédio de aulas, como forma de interação e acolhimento e os ciclos de debates “Agroecologia: do ensino ao exercício profissional” e o “II encontro dos professores de empreendedorismo da UFPB”, a fim de trocar experiências e saberes na região do Brejo paraibano.

O “Mandala dos Saberes”, realizada ao final de cada período, possibilita a divulgação das atividades e produções feitas nos componentes curriculares. Também há ações sociais com o espaço “leve o que precisa, deixe o que não utiliza mais”. Neste momento, a coordenação do curso trabalha para organizar o site da graduação e aprovar novo projeto político pedagógico.

Perfil do bacharelado

O Bacharelado em Agroecologia da UFPB funciona no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras. Tem a finalidade de estudar o agroecossistema, correlacionando aspectos sociais, econômicos, pedagógicos, culturais, políticos e ecológicos na prática agrossilvipastoril, ou seja, de árvores associadas com cultivos agrícolas e atividade pecuária, com compromisso para o desenvolvimento rural sustentável no âmbito local e global.

O curso oferece, por semestre, 50 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Existem, atualmente, 110 alunos matriculados. A próxima turma entrará no semestre 2020.1. Ao todo, são 44 professores de diferentes áreas do conhecimento.

O bacharelado é oferecido no turno diurno (matutino e vespertino), tem duração de dez períodos letivos, com uma carga horária total de 3.915 horas aula, sendo 3.345 horas de disciplinas, 300 de Estágio Curricular Supervisionado, 60 de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 210 de Atividades Complementares.

Ascom/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...