quinta-feira, 1 de outubro de 2020

CANPAT 2020 - Live comemora o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

 

Evento alerta professores e alunos sobre a importância de prevenir acidentes de trabalho.

 

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, programou uma live para 7 de outubro, às 10h, no canal youtube.com/enit-escola. O objetivo é alertar alunos, pais e professores sobre a importância de prevenir acidentes e doenças do trabalho e orientá-los sobre segurança e saúde nas escolas.

 

Parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2020, o evento ganhou um novo formato neste ano por conta da pandemia de covid-19: on-line. Noções básicas de segurança e saúde serão abordadas com vídeos animados e explicações de especialistas da área. Também haverá um concurso para estudantes apresentarem desenhos, frases e redações sobre o mundo do trabalho.

 

“Nosso objetivo é plantar uma semente de cidadania nos futuros empreendedores e trabalhadores brasileiros. Assim, quando adultos, esses estudantes estarão mais sensíveis à importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, explicou o coordenador nacional da Canpat 2020, o auditor fiscal do trabalho José Almeida Martins.

 

Parceria

 

O dia nacional, celebrado em 10 de outubro, existe desde 2012, com a sanção da Lei 12.645/2012. Mesmo com o trabalho desenvolvido por diversas entidades dedicadas à prevenção, o Brasil ainda tem um alto índice de ocorrências com vítimas e incapacitações permanentes e temporárias. Entre 2016 e 2018, ocorreram mais de 1,7 milhão acidentes do trabalho.

 

Categoria

 

Trabalho, Emprego e Previdência


Regulamentos 


Concurso de Desenho, Frase, Redação e Orientação aos Professores.


A Subsecretaria de inspeção do Trabalho, com a finalidade de incentivar a formação de cidadania na prevenção de acidentes e doenças do trabalho entre os estudantes, promove anualmente o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, em conjunto com parceiros institucionais, em conformidade com a Lei 12.645/2012, ocasião em que ocorrem os concursos de desenho, frase e redação.

 

Os trabalhos serão voltados à segurança e saúde nas escolas ou no trabalho, podendo ser utilizado como referência o material disponibilizado em sala de aula.

 

O Concurso está segmentado da seguinte forma: Desenho, para os alunos da pré-escola e do Ensino Fundamental 1

 

Frase, para os alunos do Ensino Fundamental

Redação, para os alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Aprendizes. 

 

Cada estudante participará de somente uma categoria, aquela em que está oficialmente matriculado, além do vídeo, de livre participação por todos os estudantes

 

Consideram-se inscritos todos os alunos que participarem do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, com a confecção de desenho, frase, redação ou vídeo. Não há custos na participação.

 

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escola prevê a elaboração de desenho, frase, redação e/ou vídeo como técnica para reforçar o aprendizado.

 

O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel, preferencialmente A4, com técnica livre e manual com a utilização de lápis de cor ou grafite, não podendo ser impresso. Deverão ser inéditos.

 

A frase deverá ser efetuada em folha de papel, com a utilização de tinta azul ou preta. A frase deverá ser inédita, sendo desclassificadas as frases consideradas não inéditas. A redação deverá ser efetuada em folha de papel pautado, contendo no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas, sendo igualmente inédita.

 

O vídeo deverá ser relacionado à segurança e saúde nas escolas/trabalho, com duração de até 30 segundos.

 

Todos os documentos deverão conter identificação, constando nome do estudante e da escola, série e local, devendo ser efetuados pelos participantes sem ajuda de terceiros e sem conter qualquer tipo de finalidade publicitária ou de promoção a pessoas ou entidades.

 

O concurso terá etapas regional e nacional. Na Etapa Regional, serão selecionarão 03 trabalhos de cada categoria, preferentemente por integrantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do respectivo Estado, até o dia 23/10/2020.

 

As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego de cada Estado deverão enviar os 03 representantes de cada categoria para a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, em Brasília, até o dia 27/10/2020.

 

A subsecretaria de Inspeção do Trabalho selecionará 03 trabalhos de cada categoria até o dia 04/11/2020, para divulgação no encerramento da Canpat.

 

Os trabalhos que não chegarem às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego até a data de 16/10/2020 não participarão da seleção.

 

Cabe às Superintendências e Subsecretaria de Inspeção do Trabalho a formação de comissão julgadora, que pode ser composta por professores, colaboradores e parceiros institucionais.

 

A comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os três que mais se destacam em cada categoria, em ordem, primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme critérios de avaliação, criatividade, originalidade e qualidade.

 

Pertinência temática a Comissão Julgadora analisará cada aspecto e dará notas de 01 a 10, escolhendo os três com maior pontuação. Em caso de empate, a Comissão Julgadora efetuará a escolha.

 

Os trabalhos escolhidos serão divulgados durante o encerramento da CANPAT anual, no final do mês de novembro de cada ano, sendo publicados na página da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT, na internet.


A simples participação e entrega dos trabalhos representa a aceitação do participante às normas contidas neste regulamento. As decisões da comissão julgadora são soberanas, não cabendo recurso em qualquer instância; Os trabalhos que não se enquadrarem no regulamento serão desclassificados.


Acesso a live ENIT Escola Nacional da Inspeção do Trabalho

https://www.youtube.com/watch?v=56UOskYUrAw



José Ribamar

Médico Auditor Fiscal do Trabalho

Coordenador da CANPAT na Paraíba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...