terça-feira, 24 de novembro de 2020

Projeto da Paraíba que fiscaliza o uso dos EPI's é finalista da Etapa Nacional do INOVA SENAI 202O

De acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. O dado revela uma situação preocupante, e que tem um impacto social e financeiro considerável. 

 

Nesta perspectiva, gestores e educadores do SENAI PB avaliaram a iniciativa do aluno Pedro Henrique Nascimento que está desenvolvendo uma tecnologia que vai proporcionar mais segurança aos trabalhadores e prevenção dos riscos de acidentes do trabalho nas empresas.

 

Pedro Henrique (22 anos) que é ex jovem aprendiz dos cursos técnicos em mecânica (OPHBRAS) e eletroeletrônica (COTEMINAS) do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa e, atualmente, está concluindo o 6º período do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba, desenvolveu o detector de Equipamentos de Proteção Individual, sob a orientação técnica do supervisor Francisco Cid.

 

A tecnologia intitulada “EPI SCAN” consiste no monitoramento capaz de identificar se o trabalhador está usando os EPI’s necessários para desempenhar atividades funcionais, conforme as normas regulamentadoras NR's de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

 "O nosso projeto busca mudar a realidade laboral, gerando um ambiente seguro e inovando à fiscalização do uso de EPI´s de forma que haja um aumento na produtividade da indústria” disse Pedro Henrique.

 

A gestora Patrícia Ventura desta unidade operacional, esclarece o valor do aprendizado, do conhecimento até a conclusão de projetos inovadores: "buscamos através dessas iniciativas, incentivar o desenvolvimento de soluções para a indústria paraibana, uma vez que os dados de acidentes no trabalho revelam a necessidade da implementação desse projeto, e esperamos que em breve possamos ver esse produto no mercado”, afirmou Patrícia - SENAI João Pessoa.

 

Como o projeto EPI SCAN é finalista da etapa Nacional do Inova SENAI, na categoria soluções, e concorrerá com projetos de inovação de todo o Brasil, durante o evento que acontece de 23 a 27 de novembro, no dia 26, das 17h às 18h30, os empresários poderão escolher os projetos inovadores, numa votação que será realizada durante uma rodada de negócios.

 

Para participar, o empresário deverá se inscrever no link:

 https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/semanadeinovacao

 

“Os alunos do SENAI Paraíba mais uma vez demonstram sua capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. A cada ano a capacidade empreendedora dos nossos alunos é superada, e gera excelentes projetos de inovação, o que para nós é motivo de muito orgulho”, disse Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

 

O objetivo do Inova SENAI é divulgar e consolidar a cultura interna da inovação por meio do desenvolvimento de projetos que atendam as demandas de inovação da sociedade e da indústria. E ainda difundir ferramentas de gestão da inovação e trabalhar habilidades e atitudes empreendedoras.

 

Jornalistas, o aluno Pedro   e o supervisor de Educação Profissional Thiego Brandão do SENAI PB estão ao dispor para demonstrar no laboratório como a equipe desenvolveu o projeto EPI SCAN e chegou a etapa nacional e as oportunidades de conquistar conhecimento e competências técnicas tecnológicas para o mercado de trabalho na indústria brasileira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...