terça-feira, 19 de abril de 2022

Trabalhadores de materiais recicláveis serão contemplados com EPIS durante 2ª edição do “pró-catador”

 

Entrega de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual aos trabalhadores de materiais recicláveis, pelo procurador Marcos Antônio Ferreira Almeida, do MPT - Ministério Público do Trabalho, vacinação, diagnóstico precoce de câncer bucal, aferição de pressão arterial, entre outros serviços de saúde marcarão a 2ª Edição do Evento Pró-Catador, a ser realizada pelo CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande e Região, na próxima quarta-feira, 20, das 8h às ao meio dia, na sede do órgão, no bairro Santa Cruz, nesta cidade.

 

O evento Pró-Catador, segundo a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior, integra o calendário das ações do Movimento Abril Verde, sendo viabilizado   através de uma parceria do MPT - Ministério Público do Trabalho, tendo como público exclusivo os trabalhadores de materiais recicláveis, organizados em suas respectivas cooperativas nesse Município.

 

“Trata-se de uma importante ação de promoção à saúde e segurança desses trabalhadores, que laboram em situação considerada vulnerável”, afirma Anna Karla, adiantando que o evento tem como objetivo melhorar à qualidade de vida dessas pessoas nos seus ambientes e processos de trabalho.

 

Conforme ainda Anna Karla, a 2ª Edição do Pró-Catador será realizada, propositalmente em abril, por ser o mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, onde o MPT, CERESTs, Sindicatos e Associações de profissionais de Saúde e Segurança do Trabalhador e outras entidades envolvidas com a temática, se juntam à Campanha Nacional “Abril Verde”, com denominação em alguns estados de Movimento Abril Verde”, como é o caso da Paraíba.

 

“O evento é um momento de sensibilização quanto à prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, seja físico ou mental, como também o esclarecimento acerca das notificações de acidentes relacionados ao trabalho”, explica Anna Karla.

 

PÚBLICO PARTICIPANTE

 

A previsão é de um público participante de 65 catadores, cadastrados nas cinco cooperativas do município de Campina Grande. Estarão presentes no evento, alunos e professores da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba; FACISA - Faculdade Rebouças e da Escola Grau Técnico.

 

TEMÁTICAS

 

Serão trabalhadas temáticas como: Saúde bucal; Qualidade de vida no trabalho com aspectos biopsicossocial; Saúde mental; Acidentes de Trabalho e a Importância do uso adequado dos EPIs.

 

Por Francinete Silva (Jornalista – DRT: 564)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...