terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ministro Lupi fala sobre os 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego



Editorial escrito pelo ministro Carlos Lupi para a Edição Especial da Revista Trabalho em homenagem ao aniversário do Ministério do Trabalho e Emprego.
Há 80 anos, o Brasil tomava uma decisão. A decisão de ficar ao lado do povo, ao lado dos menos favorecidos e ao lado do desenvolvimento com visão social. Estas foram uma das muitas questões que fizeram com que o  o Presidente Vargas criasse o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 26 de novembro de 1930. Naquele momento, o Brasil entrava de vez no rumo do crescimento econômico, passava de uma economia rural para industrial, e acima de tudo, entendia que o trabalhador não poderia ser tratado apenas como uma máquina.
Os direitos que vieram após a criação do Ministério davam voz à uma grande parcela da sociedade que não tinha vez, era tratado como marginal e não tinha nenhum tipo de direito trabalhista. Passávamos por um período do resquício escravocrata, e ao permitir que os trabalhadores pudessem se organizar, lutar por direitos de melhores condições salariais, Vargas ajudou a construir o Brasil que hoje supera todas as expectativas do mercado financeiro e da população mundial.
Em 80 anos, o Ministério do Trabalho e Emprego, atual nomenclatura, foi responsável por conquistas históricas. Nos últimos 8 anos, após um governo que fez questão de frisar que a Era Vargas chegava ao fim, o Presidente Lula dá provas que as conquistas em todas as esferas do Governo Federal são fundamentadas sob as Consolidações das Leis Trabalhistas de Vargas, uma vez que o trabalhador tem papel de destaque no crescimento econômico dos últimos anos.
São os mesmos direitos garantidos pela CLT que ajudam os trabalhadores a manter voz nas mesas de negociações com os empresários, mostrar que o crescimento está diretamente ligado à garantia de direitos trabalhistas. Esta visão social o presidente Lula tem mostrado ao mundo. Em 2008, quando estourou a crise internacional, o Brasil – último país a sentir suas causas e primeiro a deixar a crise -  ficou claro que fomentar uma economia sólida, com bancos públicos bem geridos,  instituições governamentais à serviço do Brasil, era a melhor estratégia para manter um mercado interno do tamanho do Brasil aquecido, gerando emprego e renda.
A injeção de investimentos públicos neste momento foi a principal causa da vitória brasileira perante a crise, que ainda hoje, dois anos depois, deteriora economias antes apresentadas como invencíveis. Estas medidas, nada mais são do que a retomada da Era Vargas. Lula é uma espécie de Getúlio Vargas do século XXI, mais moderno, com visão social tão aguçada quanto, e acima de tudo mostrando que as conquistas dos trabalhadores nestes 80 anos não são apenas de um Governo, mas do povo brasileiro.
Parabéns, Ministério do Trabalho e Emprego, pelos seus 80 anos de lutas.
Ministro Carlos Lupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...