quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cadetes do Corpo de Bombeiros passam por prática de sobrevivência no mar

Os concluintes do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participam, nesta quinta-feira (03), de uma instrução prática de sobrevivência no mar, simulando uma situação de náufrago. Os 18 alunos entrarão na água a partir das 9h e devem permanecer no local, a bordo de um bote inflável, por um período de 24 horas.

Conforme o comandante da Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa (Abmap) e especialista em salvamento aquático, major Arthur Vieira, após uma avaliação médica, os cadetes serão conduzidos do Centro de Educação da Polícia Militar em Mangabeira até a praia de Cabo Branco, no ponto em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento do CBMPB, onde acontece a instrução.

O objetivo principal da atividade, segundo o major, é ensinar aos alunos os métodos a serem adotados em caso de uma ocorrência real de náufrago. O treinamento terá o apoio de 16 instrutores, ao longo do período de 24 horas, além de uma equipe medica de prontidão, com uma ambulância e embarcações para dar suporte e segurança aos cadetes.

“Tudo será feito seguindo os padrões internacionais deste tipo de exercício”, informou o comandante da academia, ao acrescentar que durante a simulação os monitores orientam os alunos sobre sobrevivência no mar, controle de hipotermia, sinalização de emergência, captação de água potável, controle de pânico, comunicação sonora e luminosa, deslocamento em grupo e uso de meios de fortuna.

CFO – O Curso de Formação de Oficiais tem duração de três anos, em caráter integral, sendo classificado como de nível superior. Ao final, os cadetes são formados como Engenheiros de Segurança Contra Incêndio e Pânico, estando aptos para a promoção a aspirante a oficial dentro da carreira militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...