quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

‘’SESMT Fiscal’’ do MTE vai monitorar acumulo de empregos de profissionais da área de medicina e segurança.


Por: Eli Almeida

A Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba (SRTb) vai fiscalizar a atuação de profissionais da área de medicina e segurança do trabalho que estejam com mais de um vínculo empregatício, contrário ao que estabelece a Norma Regulamentadora - NR 4, que trata do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A informação, repassada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), José Ribamar Rodrigues, ocorreu durante reunião do Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região (CPR-CGR), na última quinta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

Segundo o Auditor-Fiscal, a unidade do Ministério do Trabalho, desenvolveu um software capaz de identificar em quais empresas estão atuando os profissionais.

O programa desenvolvido no Estado é pioneiro e poderá ser utilizado em todo país pelas demais Unidades do Ministério do Trabalho.
Conforme José Ribamar, o órgão já identificou que tanto técnicos de segurança do trabalho, assim como engenheiros e médicos do trabalho, estão atuando em diversas empresas, situação que não é permitido pela legislação.

A SRTb vai agir com rigor, encaminhando os casos irregulares aos órgãos competentes, representativos dos profissionais infratores.

Os Auditores-Fiscais identificaram casos que comprovam atos de irregularidades, em um deles, o registro de um técnico de segurança do trabalho, atuando em sete empresas.

Engenheiros e médicos também foram identificados com a mesma prática.

José Ribamar disse que além de fiscalizar a atuação destes profissionais, o Ministério do Trabalho, também, vai ter como monitorar a composição do SESMT, para que empresas cumpram a composição deste serviço, como que estabelece NR - 4.

No primeiro momento, após ser identificado à fraude, seja pela existência de profissionais com diversos vínculos empregatícios ou pela não composição do SESMT por parte da empresa, será encaminhado aos responsáveis pelas irregularidades notificações para tais situações serem resolvidas, caso não, outras penalidades serão providenciadas.

O objetivo da ação é coibir o acúmulo de empregos por partes de profissionais que estejam burlando a legislação.

Com a implantação do SESMT Fiscal, a meta da Superintendência Regional do Trabalho é que cerca de 50 vagas sejam criadas no segmento medicina e segurança ocupacional em toda Paraíba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...