quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Homenagem ao dia internacional das mulheres na engenharia

 No dia 23 de junho internacional da mulher na engenharia.

Por Laercio Silva

Jornalista DRT 003919

Brasília, 23 de agosto de 2022.

Programa Mulher homenageia engenheiras em sessão solene na Câmara

A Câmara dos Deputados promoveu na manhã desta terça (23/8) sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, em requerimento da deputada federal Tereza Nelma (PSD-AL). A data é comemorada em 23 de junho e reconhece a importância das 200 mil engenheiras registradas no Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA.

A cerimônia contou com a participação de entidades nacionais representantes do Comitê Gestor do Programa Mulher, do CONFEA/CREA, Conselho Federal de Engenharia, representante do Colégio de Presidentes, Coordenadorias de Câmaras Especializadas, Professoras de Centros de Tecnologias de Universidades Federais de vários estados e Parlamentares.

Em seu pronunciamento a deputada federal Tereza Nelma, considerou oportuna homenagem considerando a importância das engenheiras no mercado de trabalho, merecedoras de aplausos.

O quantitativo de 200 mil profissionais registradas no Sistema que representam 20% dos profissionais inscritos a nível nacional.

Presente o presidente da Câmera deputado Arthur Lyra, mencionou que as mulheres brasileiras reúnem todas as condições e plena competência para contribuírem para o acréscimo do novo mundo.

Tereza Nelma destacou o Projeto de Lei que torna a política de Estado com a participação das mulheres nas áreas tecnológicas informando que encaminhará um Projeto Lei para a criação do Dia Nacional da Mulher na Engenharia para estados e municípios criarem esse dia.

Registro fotográfico







A história da mulher na engenharia no Brasil. 

Historicamente, as engenharias eram conhecidas como profissões masculinas. Desde seu surgimento, que data do século XVIII, só 200 anos depois há o registro da primeira mulher se formar na profissão.

A Paranaense Enedina Alves Marques, marca a história como engenheira formada em 1945 no Brasil se graduou no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná aos 32 anos de idade, sua família chegou a Curitiba em busca de melhores condições de vida ela nasceu em 13 de janeiro de 1913 e faleceu em 27 de agosto de 1981.

Estudou Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, sendo a primeira mulher a se formar em engenharia no Brasil e também a primeira engenheira negra do país. Ela foi professora e pioneira em sua área de atuação, deixando um legado inspirador para todas as diversas mulheres que a seguiram.

Desde então, mulheres do mundo todo vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado do trabalho e nas engenharias não é diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...